Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: Perspectivas e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9807Resumo
Este artigo analisa a compreensão dos professores sobre a formação continuada, sua necessidade, formas de oferta e as diferenças entre formações institucionais e aquelas buscadas por iniciativa pessoal. Discute também os conceitos de autoformação, heteroformação e ecoformação no desenvolvimento profissional docente (DPD). A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou um questionário virtual com cinco perguntas discursivas aplicado a docentes egressos da UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros. Quanto à análise dos dados, utilizamos uma abordagem interpretativa, correlacionando-a com a análise do discurso. O referencial teórico inclui autores como Garcia (1999), Nóvoa (2010; 2019), André (2011) e Fiorentini (2008) e Caldas (2021), que tratam da formação docente e do DPD. Os resultados mostram que os professores reconhecem a importância da formação continuada para seu desenvolvimento e apontam a necessidade de balancear formações ofertadas pelas instituições com iniciativas autônomas baseadas em interesses pessoais. Conclui-se que o DPD é um processo contínuo e dinâmico, que requer tanto suporte institucional quanto proatividade dos docentes.