Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: Perspectivas e Desafios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9807

Resumen

Este artigo analisa a compreensão dos professores sobre a formação continuada, sua necessidade, formas de oferta e as diferenças entre formações institucionais e aquelas buscadas por iniciativa pessoal. Discute também os conceitos de autoformação, heteroformação e ecoformação no desenvolvimento profissional docente (DPD). A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou um questionário virtual com cinco perguntas discursivas aplicado a docentes egressos da UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros. Quanto à análise dos dados, utilizamos uma abordagem interpretativa, correlacionando-a com a análise do discurso. O referencial teórico inclui autores como Garcia (1999), Nóvoa (2010; 2019), André (2011) e Fiorentini (2008) e Caldas (2021), que tratam da formação docente e do DPD. Os resultados mostram que os professores reconhecem a importância da formação continuada para seu desenvolvimento e apontam a necessidade de balancear formações ofertadas pelas instituições com iniciativas autônomas baseadas em interesses pessoais. Conclui-se que o DPD é um processo contínuo e dinâmico, que requer tanto suporte institucional quanto proatividade dos docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hermenegildo Moreira da Costa Neto, UERN

Mestrando em Ensino - PPGE/UERN; graduado em Pedagogia pela UFRN. Faz parte do Grupo de Pesquisa e Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais da UFRN/CERES e do Grupo de Pesquisa em Formação e Profissionalização do Professor da UERN/CAPF.

Lindovon Dias Pessoa , UERN

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Santa Maria - FSM (2016), Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito, pela Faculdade de Católica da Paraíba (2021), Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Paulista - UNIP (2021), Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Santa Maria - FSM (2017), Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico - Sociais ou Raciais, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2020). Mestrando em Ensino (2023), pelo PPGE - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros - RN. Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Estado da Paraíba, OAB N 30.339. Professor e Presidente do CME de São João do Rio do Peixe, Paraíba.

Iandra Fernandes Caldas, UERN

Doutora em Letras - PPGL/CAPF/UERN  (2021), Mestra em Educação - POSEDUC/UERN (2013), Especialização em Psicopedagogia pela FVJ/CE (2004), Pós-Graduação em Literatura e Estudos Culturais CAPF/UERN (2009), Graduada em PEDAGOGIA - CAPF/UERN (2001). Professora da UERN (2011-Atual), Departamento de Educação - DE com Dedicação Exclusiva. Professora do  PPGE/CAPF/UERN (2023 - Atual). É membro da ANDIPE e da  AINPGP.

Publicado

2024-12-18