“Me movo como educador porque, primeiro, me movo como gente”: um olhar múltiplo sobre a(o) docente enquanto aprendiz
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9783Resumo
Este artigo explora aspectos teóricos relacionados às emoções de professoras(es), com foco na subjetividade e identidade docente, ressaltando a importância de uma formação que vá além do âmbito profissional e pedagógico. Partindo da premissa de que a condição humana interfere diretamente na prática docente, a discussão, aqui proposta, enfatiza a necessidade de olhar para as(os) professoras(es) como sujeitos singulares, cujas histórias de vida e contextos influenciam em suas práticas educacionais. Ao abordar as emoções de docentes, o texto propõe que a eficácia de práticas pedagógicas não pode ser compreendida sem considerar os aspectos emocionais, envolvidos no ato de ensinar. Nesse sentido, o artigo aponta que, assim como as(os) estudantes, as(os) professoras(es) também são aprendizes, em constante desenvolvimento, cujas emoções influenciam a dinâmica educacional. Derivado de uma pesquisa de Doutorado realizada com docentes de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o artigo enfatiza a importância de uma formação docente que considere a complexidade do ensino. Este texto, especificamente, concentra-se em alguns fundamentos teóricos da investigação, refletindo sobre o papel das emoções na prática docente.