“Me movo como educador porque, primeiro, me movo como gente”: um olhar múltiplo sobre a(o) docente enquanto aprendiz

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9783

Abstract

This article explores theoretical aspects related to the emotions of teachers, focusing on subjectivity and teacher identity, highlighting the importance of training that goes beyond the professional and pedagogical scope. Starting from the premise that the human condition directly interferes with teaching practice, the discussion presented here emphasizes the need to view teachers as unique individuals whose life stories and contexts influence their educational practices. By addressing the emotions of educators, the text proposes that the effectiveness of pedagogical practices cannot be understood without considering the emotional aspects involved in the act of teaching. In this sense, the article argues that, like students, teachers are also lifelong learners, and their emotions influence the educational dynamics. Derived from a doctoral research conducted with teachers from Federal Institutes, the article emphasizes the importance of teacher training that takes into account the complexity of teaching. Specifically, this text focuses on some theoretical foundations of the investigation, reflecting on the role of emotions in teaching practice.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Geisy Anny Venâncio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus - Distrito Industrial, desde 2014. Doutoranda em Neurociências na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - conclusão em 2025/1), com estágio na New York University (NYU). Atuou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Santa Luzia, em regime de Colaboração Técnica, de maio/2018 à agosto/2020.Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Docência com ênfase na Educação Básica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Educação a Distância, com habilitação em Tecnologias Educacionais, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Projeto do Produto, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Linhas de pesquisa: Educação, Ensino, Docência na EPT, Neurociências e Educação, Educação a Distância (EaD), Design Instrucional.

Juliana Carvalho Tavares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Programa de Biologia Molecular e Fisiologia - Universidad de Valladolid (1997). Atualmente é professora Associada IV do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Imunologia, Fisiologia, Bioquímica com ênfase Neuroimunofisiologia, Atua principalmente na área da neuroinflamação em diferentes contextos inflamatórios (malária, obesidade, sepse, Esclerose Múltipla) , visando elucidar os mecanismo celulares ( interação leucócito-endotélio) e moleculares. Também atua nas linhas de pesquisa Neurociências e educação, e Ensino de Biologia por investigação. No âmbito da extensão, colabora com o Projeto Interagir, Programa NEDUCOM; e coordena o Programa AGERE (Grupo de Ações educativas Relacionadas a Epilepsia), os projetos Mudando o Olhar, Purple Day, o Curso Tópicos em Epilepsia, sendo todas ações extensionistas que visam conscientizar a população sobre a Epilepsia.Orientadora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Fisiologia e Farmacologia/ICB/UFMG, e orientadora permanente dos Programa de Pós Graduação em Neurociências, e Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/ICB/UFMG). Atualmente é coordenadora adjunta Nacional da Rede PROFBIO/UFMG.

Published

2024-12-18