“Me movo como educador porque, primeiro, me movo como gente”: um olhar múltiplo sobre a(o) docente enquanto aprendiz

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9783

Resumen

Este artículo explora aspectos teóricos relacionados con las emociones de los(as) docentes, enfocándose en la subjetividad e identidad docente, resaltando la importancia de una formación que vaya más allá del ámbito profesional y pedagógico. Partiendo de la premisa de que la condición humana interfiere directamente en la práctica docente, la discusión aquí propuesta enfatiza la necesidad de ver a los(as) profesores(as) como sujetos singulares, cuyas historias de vida y contextos influyen en sus prácticas educativas. Al abordar las emociones de los(as) docentes, el texto propone que la eficacia de las prácticas pedagógicas no puede entenderse sin considerar los aspectos emocionales involucrados en el acto de enseñar. En este sentido, el artículo señala que, al igual que los(as) estudiantes, los(as) docentes también son aprendices, en constante desarrollo, cuyas emociones influyen en la dinámica educativa. Derivado de una investigación de doctorado realizada con docentes de Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología, el artículo enfatiza la importancia de una formación docente que considere la complejidad de la enseñanza. Este texto, específicamente, se centra en algunos fundamentos teóricos de la investigación, reflexionando sobre el papel de las emociones en la práctica docente.

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Biografía del autor/a

Geisy Anny Venâncio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus - Distrito Industrial, desde 2014. Doutoranda em Neurociências na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - conclusão em 2025/1), com estágio na New York University (NYU). Atuou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Santa Luzia, em regime de Colaboração Técnica, de maio/2018 à agosto/2020.Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Docência com ênfase na Educação Básica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Educação a Distância, com habilitação em Tecnologias Educacionais, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Projeto do Produto, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Linhas de pesquisa: Educação, Ensino, Docência na EPT, Neurociências e Educação, Educação a Distância (EaD), Design Instrucional.

Juliana Carvalho Tavares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Programa de Biologia Molecular e Fisiologia - Universidad de Valladolid (1997). Atualmente é professora Associada IV do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Imunologia, Fisiologia, Bioquímica com ênfase Neuroimunofisiologia, Atua principalmente na área da neuroinflamação em diferentes contextos inflamatórios (malária, obesidade, sepse, Esclerose Múltipla) , visando elucidar os mecanismo celulares ( interação leucócito-endotélio) e moleculares. Também atua nas linhas de pesquisa Neurociências e educação, e Ensino de Biologia por investigação. No âmbito da extensão, colabora com o Projeto Interagir, Programa NEDUCOM; e coordena o Programa AGERE (Grupo de Ações educativas Relacionadas a Epilepsia), os projetos Mudando o Olhar, Purple Day, o Curso Tópicos em Epilepsia, sendo todas ações extensionistas que visam conscientizar a população sobre a Epilepsia.Orientadora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Fisiologia e Farmacologia/ICB/UFMG, e orientadora permanente dos Programa de Pós Graduação em Neurociências, e Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/ICB/UFMG). Atualmente é coordenadora adjunta Nacional da Rede PROFBIO/UFMG.

Publicado

2024-12-18