O estudo do laudo médico na formação continuada: impactos nas práticas pedagógicas inclusivas de professores da educação básica

Autores

  • Carlos Roberto Silva de Araújo SEE-MG

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9561

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar os impactos do estudo do laudo médico, realizado por professores da educação básica no contexto da formação continuada, sobre suas concepções e práticas pedagógicas voltadas à inclusão escola. Foi realizado um estudo com uma amostra por conveniência de 24 professores do ensino fundamental e médio, da cidade de Belo Horizonte - MG e região. Utilizou-se um viés epistemológico fenomenológico como norteador da pesquisa. A metodologia utilizada foi a mista, tendo como instrumentos de coletas de dados o uso de questionários on-line e um grupo focal. Para a análise foi utilizada a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011) e foi aplicado o teste não paramétrico de Wilcoxon. Os resultados indicaram mudanças positivas na compreensão dos professores sobre o laudo médico após a intervenção realizada. Além disso, a maioria dos participantes relatou que a experiência contribuiu para aprimorar suas práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva. Conclui-se que a interação com o saber médico pode trazer benefícios ao trabalho docente, desde que integrada adequadamente à formação continuada.

Palavras-chaves: Laudo médico, Formação continuada, Inclusão escolar.

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Publicado

2025-08-29