Obstacles to the educational development of children with attention deficit hyperactivity disorder.

Authors

  • Eduarda Valadares Ribeiro Caetano UNIFIP
  • Lucíola Abílio UNIFIP
  • Milena Nunes
  • Alanna Michely UNIFIP

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9322

Abstract

Abstract: This work aims to identify the underlying mechanisms of the Attention Deficit Hyperactivity Disorder that affect the educational development of children. The study was carried out as an Integrative Literature Review and utilized a sample period of 20 years, between 2004 and 2024, as criteria for the inclusion of the articles in the LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) database, US National Library of Medicine, Índice Bibliográfico Español de Ciencias de la Salud, Scientific Electronic Library Online. The descriptors "ADHD", "inclusion" and "children" werethen crossreferenced in an attempt to understand the relationship between educational inclusion and ADHD. Duplicate articles and those that did not address the main issue were excluded. After the analysisof the selected articles, it
was found that work overload and the need for training are the main underlyingmechanisms of ADHD that jeopardise children's educational development. There is an urgent need for training and support for education professionals in order to deal with the needs of students with ADHD,emphasising the importance
of strategies that go beyond pharmacological approaches.

Keywords: Pediatrics, Attention Deficit Hyperactivity Disorder.

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Author Biographies

Lucíola Abílio, UNIFIP

Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO) pela Universidade Federal de Alagoas (2019), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), Especialização em Citologia Clínica, Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Atualmente é professora do curso de Medicina e de Farmácia do UNIFIP Centro Universitário

Milena Nunes

Turismóloga pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2004), Administradora pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), Enfermeira pela Faculdade de Campina Grande (2008), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul (2009), Doutora em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2014), Pós-doutora em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2016) e Pós-doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Atualmente é professora no Centro Universitário de Patos (UNIFIP), no regime de dedicação exclusiva. Tem experiência nas áreas de Administração e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção de saúde, meio ambiente e trabalho, saúde e meio ambiente, envelhecimento e saúde, qualidade de vida, gestão e planejamento em saúde. Atualmente é Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do UNIFIP, Coordenadora do Eixo Práticas Investigativas em Saúde e do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Medicina do UNIFIP. É Líder e Pesquisadora do grupo de pesquisa do CNPQ Ambiente e Promoção da Saúde. Ainda, é Pesquisadora dos GPs/CNPQ: Terceira Idade: Comportamento, Gênero e Estilo de Vida; Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas; Abelhas no Semiárido; Agrocomputação; Estudo sobre Condições de Vida, Saúde e Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares e Respiratórias. Orcid: 0000-0001-8327-9147. Primeira e única docente do UNIFIP no Ranking AD Scientific Index 2022 da UNIFIP, o qual aponta dados de produtividade dos pesquisadores dos últimos 5 anos, mostrando os cientistas mais influentes da América Latina e do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Alanna Michely, UNIFIP

Mestre em Ciências Animais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016),Especialista em Citologia Clínica pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (2012), Graduada em Biomedicina pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (2010). Atualmente é Docente dos cursos de Graduação em Biomedicina, farmácia e Medicina do UNIFIP e Pós-graduação (Biomedicina e Enfermagem) Lato Senso da Instituição UNIFIP. Tem experiência em educação Médica e no uso de Metodologias ativas no processo ensino aprendizagem e nas áreas de Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Parasitologia, Uroanálises e Citologia Clínica.

Published

2025-04-25