Obstáculos para o desenvolvimento educacional da criança com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Autores/as

  • Eduarda Valadares Ribeiro Caetano UNIFIP
  • Lucíola Abílio UNIFIP
  • Milena Nunes
  • Alanna Michely UNIFIP

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9322

Resumen

Este trabalho tem como objetivo identificar os mecanismos subjacentes ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade que afetam o desenvolvimento educacional das crianças. O estudo, realizado como uma Revisão Integrativa da Literatura, apresentou como critérios de inclusão dos artigos um espaço
amostral de 20 anos, no período de 2004 a 2024, artigos na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, US National Library of Medicine, Índice Bibliográfico Español de Ciencias de la Salud, Scientific Electronic Library Online. Posteriormente procedeu-se ao cruzamento dos descritores
“ADHD”, “inclusion” e “children”, buscando apreender as relações entre inclusão educacional e TDAH. Foram excluídos os artigos duplicados e que não respondiam à questão central. Após a análise dos artigos selecionados, constatou-se que a sobrecarga de trabalho e a necessidade de formação são os principais
mecanismos subjacentes ao TDAH que prejudicam o desenvolvimento educacional das crianças. É urgente a formação e o apoio aos profissionais da educação para lidar com as necessidades dos alunos com TDAH, ressaltando a importância de estratégias que vão além das abordagens farmacológicas.
Palavras-chaves: Pediatria, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

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Biografía del autor/a

Lucíola Abílio, UNIFIP

Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO) pela Universidade Federal de Alagoas (2019), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), Especialização em Citologia Clínica, Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Atualmente é professora do curso de Medicina e de Farmácia do UNIFIP Centro Universitário

Milena Nunes

Turismóloga pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2004), Administradora pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), Enfermeira pela Faculdade de Campina Grande (2008), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul (2009), Doutora em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2014), Pós-doutora em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2016) e Pós-doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Atualmente é professora no Centro Universitário de Patos (UNIFIP), no regime de dedicação exclusiva. Tem experiência nas áreas de Administração e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção de saúde, meio ambiente e trabalho, saúde e meio ambiente, envelhecimento e saúde, qualidade de vida, gestão e planejamento em saúde. Atualmente é Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do UNIFIP, Coordenadora do Eixo Práticas Investigativas em Saúde e do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Medicina do UNIFIP. É Líder e Pesquisadora do grupo de pesquisa do CNPQ Ambiente e Promoção da Saúde. Ainda, é Pesquisadora dos GPs/CNPQ: Terceira Idade: Comportamento, Gênero e Estilo de Vida; Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas; Abelhas no Semiárido; Agrocomputação; Estudo sobre Condições de Vida, Saúde e Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares e Respiratórias. Orcid: 0000-0001-8327-9147. Primeira e única docente do UNIFIP no Ranking AD Scientific Index 2022 da UNIFIP, o qual aponta dados de produtividade dos pesquisadores dos últimos 5 anos, mostrando os cientistas mais influentes da América Latina e do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Alanna Michely, UNIFIP

Mestre em Ciências Animais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016),Especialista em Citologia Clínica pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (2012), Graduada em Biomedicina pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (2010). Atualmente é Docente dos cursos de Graduação em Biomedicina, farmácia e Medicina do UNIFIP e Pós-graduação (Biomedicina e Enfermagem) Lato Senso da Instituição UNIFIP. Tem experiência em educação Médica e no uso de Metodologias ativas no processo ensino aprendizagem e nas áreas de Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Parasitologia, Uroanálises e Citologia Clínica.

Publicado

2025-04-25