O Programa PARFOR: uma análise segundo a percepção de gestores escolares de Manacapuru-AM
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.7335Resumo
Resumo: A formação de professores da Educação Básica é essencial para a melhoria da qualidade do ensino. Neste artigo visou-se analisar a importância da implementação de políticas públicas educacionais voltadas para a formação de professores. O estudo tem como foco o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Pretendeu-se com esta pesquisa identificar como o programa PARFOR contribuiu para a formação de docentes no município de Manacapuru - AM, através da análise das evidências obtidas a partir dos dados coletados por meio de entrevistas realizadas com gestores escolares da zona urbana do município, e o emprego da análise de conteúdo. Concluiu-se que, segundo a visão dos gestores escolares, é grande a contribuição gerada pelo PARFOR para a formação dos professores do município de Manacapuru, que além dos conhecimentos proporcionados, contribuiu para melhoria da qualidade das aulas, contribuiu para a gestão escolar, motivou os docentes em relação à carreira acadêmica e elevou a sua autoestima.
Palavras-chave: Políticas públicas, educação, educação básica, formação de professores