O Programa PARFOR: uma análise segundo a percepção de gestores escolares de Manacapuru-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.7335

Resumo

Resumo: A formação de professores da Educação Básica é essencial para a melhoria da qualidade do ensino. Neste artigo visou-se analisar a importância da implementação de políticas públicas educacionais voltadas para a formação de professores. O estudo tem como foco o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Pretendeu-se com esta pesquisa identificar como o programa PARFOR contribuiu para a formação de docentes no município de Manacapuru - AM, através da análise das evidências obtidas a partir dos dados coletados por meio de entrevistas realizadas com gestores escolares da zona urbana do município, e o emprego da análise de conteúdo. Concluiu-se que, segundo a visão dos gestores escolares, é grande a contribuição gerada pelo PARFOR para a formação dos professores do município de Manacapuru, que além dos conhecimentos proporcionados, contribuiu para melhoria da qualidade das aulas, contribuiu para a gestão escolar, motivou os docentes em relação à carreira acadêmica e elevou a sua autoestima.

Palavras-chave: Políticas públicas, educação, educação básica, formação de professores

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Biografia do Autor

Suely de Fatima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (2000). Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS)(2012-2016). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Líder de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2015-2018. Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica - APB- Administração Pública da ANPAD. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Administração Pública - SBAP. Membro da Rede de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Membro da Comunidade GIGAPP ? Grupo de Investigación em Gobierno, Administación y Politicas Públicas (Madrid, Spain). Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, na linha de pesquisa Políticas Públicas, com pesquisas nas áreas temáticas: Administração Pública; Políticas Públicas; Agenda, Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Desenvolvimento. Também possui experiência em Elaboração e avaliação de projetos e Análise financeira. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2025-08-29