Fotografia na Aprendizagem Baseada em Projetos: Colaboração, Pensamento Crítico e Aprendizagem Ativa
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10497Resumo
Resumo O estudo descreve uma experiência com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP como estratégia para estimular a colaboração, o pensamento crítico e a aprendizagem ativa, tendo a fotografia como eixo central. A pesquisa, de natureza qualitativa e configurada como um relato de experiência, foi desenvolvida em uma escola de ensino médio em tempo integral localizada em Maceió/AL, no âmbito do Laboratório de Comunicação. A análise dos dados, fundamentada na observação participante e na análise de conteúdo, revelou que o projeto favoreceu uma compreensão mais crítica e reflexiva sobre o território, fortalecendo o engajamento dos estudantes e sua atuação na comunidade. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de competências técnicas, comunicacionais e socioemocionais, além da ressignificação do olhar dos estudantes sobre o bairro, promovendo a valorização de seus aspectos culturais e sociais.
Palavras-chaves: Fotografia, Aprendizagem Baseada em Projetos, Pertencimento Comunitário