Ciência contemporânea da biologia evolutiva: baixa inserção no ensino e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10322Resumo
Resumo: A aprendizagem de conhecimentos científicos não pode estar pautada no ensino de conteúdos obsoletos, ou seja, é necessário que os conhecimentos estejam atualizados em conformidade com a ciência vigente. Esse ensaio objetiva descrever fatores que funcionam como impeditivos para a ampla inserção das discussões contemporâneas de biologia evolutiva no ensino de biologia tanto no ensino superior como na educação básica. Serão caracterizadas as duas teorias em questão nas discussões, a Síntese Moderna da Evolução e a Síntese Estendida da Evolução, para estabelecer as reivindicações epistemológicas em curso. A teoria da transposição didática será fundamentação para discutir a baixa inserção da Síntese Estendida no ensino e implicações didáticas serão apontadas na forma de indicações de possibilidades de utilização da temática em sala de aula para o ensino da natureza da ciência.
Palavras-chaves: síntese moderna, teoria sintética, síntese estendida, evolução biológica, natureza da ciência.