As pesquisas sobre diversidade étnico-racial no ensino médio em teses e dissertações no sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10100

Resumo

Resumo: O texto apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre a relação entre diversidade étnico-racial, sob a luz da implementação da Lei 10.639/2003 no Ensino Médio do sul do Brasil. O objetivo é analisar como as teses e dissertações defendidas entre 2014 e 2024, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), abordam essas temáticas. A pergunta que norteia o artigo é: de que forma se aborda a questão da diversidade étnico-racial em instituições de Ensino Médio, conforme teses e dissertações nos últimos 10 anos? A pesquisa seguiu o método da pesquisa bibliográfica, utilizando os descritores “Ensino Médio”, “Lei 10.639/03”, “diversidade étnico-racial”, “Paraná”, “Santa Catarina” e “Rio Grande do Sul.” Os resultados indicam que, de um total de 8 dissertações encontradas, 6 foram defendidas no Paraná e 2 no Rio Grande do Sul, sem registros de pesquisas no estado de Santa Catarina. Embora nenhuma tese tenha sido localizada, as dissertações oferecem importantes contribuições para o debate sobre relações étnico-raciais no contexto escolar, variando em objetivos e métodos. As considerações finais apontam para avanços na formação crítica dos alunos, material didático, equipe escolar e combate ao racismo, mas também revelam a persistência de estereótipos e a necessidade de maior investimento em políticas públicas para uma implementação mais eficaz da Lei 10.639/03.

Palavras-chaves: Educação das relações étnico-raciais, Ensino médio, Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Luiz dos Santos, FURB

Possuí licenciatura plena em História, atualmente é mestrando do programa de pós-graduação em educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Cíntia Régia Rodrigues, Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Foi bolsista Alfa/PET (Programa especial de Treinamento), vinculado a Capes. Mestrado em História, no qual recebeu bolsa do CNPq, e Doutorado em História, tendo recebido bolsa da Capes, (2007) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Atualmente é professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Coordena o Laboratório de Didática da História - LADIH/FURB. Integra o Grupo de Pesquisa Laboratório de estudos em educação, diversidades e inclusão (LAEDI). Membro do GT Índios na História (ANPUH).Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, em pesquisa trabalha com povos indígenas e política indigenista, história indígena, cultura e ensino de história. Atualmente atua nos seguintes temas: Educação e diversidades étnico-raciais, populações tradicionais, cultura e grupos étnicos, migrações.

Downloads

Publicado

2025-12-03