As pesquisas sobre diversidade étnico-racial no ensino médio em teses e dissertações no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10100Resumen
Resumo: O texto apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre a relação entre diversidade étnico-racial, sob a luz da implementação da Lei 10.639/2003 no Ensino Médio do sul do Brasil. O objetivo é analisar como as teses e dissertações defendidas entre 2014 e 2024, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), abordam essas temáticas. A pergunta que norteia o artigo é: de que forma se aborda a questão da diversidade étnico-racial em instituições de Ensino Médio, conforme teses e dissertações nos últimos 10 anos? A pesquisa seguiu o método da pesquisa bibliográfica, utilizando os descritores “Ensino Médio”, “Lei 10.639/03”, “diversidade étnico-racial”, “Paraná”, “Santa Catarina” e “Rio Grande do Sul.” Os resultados indicam que, de um total de 8 dissertações encontradas, 6 foram defendidas no Paraná e 2 no Rio Grande do Sul, sem registros de pesquisas no estado de Santa Catarina. Embora nenhuma tese tenha sido localizada, as dissertações oferecem importantes contribuições para o debate sobre relações étnico-raciais no contexto escolar, variando em objetivos e métodos. As considerações finais apontam para avanços na formação crítica dos alunos, material didático, equipe escolar e combate ao racismo, mas também revelam a persistência de estereótipos e a necessidade de maior investimento em políticas públicas para uma implementação mais eficaz da Lei 10.639/03.
Palavras-chaves: Educação das relações étnico-raciais, Ensino médio, Escola.