Vivências literárias: uma proposta sobre a ressignificação da leitura no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10034Resumo
Resumo: Diante da necessidade de se repensar a prática da leitura literária no Ensino Médio, objetiva-se com o presente artigo, pesquisar estratégias de intervenção, que poderiam ser analisadas para ressignificar a leitura literária, no Ensino Médio, conectando personagens da Literatura Brasileira com dilemas vivenciados por alunos. Destaca-se, pois, a importância das habilidades sociológicas da Literatura na aprendizagem e sucesso escolar, especialmente para adolescentes em situação de vulnerabilidade social; e desta forma, a temática apresenta alunos adolescentes de uma escola pública do norte de Minas Gerais, inseridos em um contexto histórico, cultural, parte da sociedade contemporânea. O texto ressalta a necessidade de abordar temas sensíveis durante as aulas de leitura e destaca, ainda, a importância de criar um ambiente escolar que promova o protagonismo dos alunos. Nesse sentido, a Literatura se apresenta como uma ferramenta para instigar a reestruturação das concepções dos jovens em relação à leitura literária, evidenciando a importância de se impulsionar a criticidade. Logo, propõe-se, neste estudo, um trabalho multidisciplinar a fim de resgatar o prazer pela leitura literária no Ensino Médio, fazendo com que os alunos reconheçam nos personagens e obras estudadas um caminho para construção de sentido do seu processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Literatura, Leitura, Vivência, Ressignificar.