Vivências literárias: uma proposta sobre a ressignificação da leitura no Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10034

Resumen

Resumo: Diante da necessidade de se repensar a prática da leitura literária no Ensino Médio, objetiva-se com o presente artigo, pesquisar estratégias de intervenção, que poderiam ser analisadas para ressignificar a leitura literária, no Ensino Médio, conectando personagens da Literatura Brasileira com dilemas vivenciados por alunos. Destaca-se, pois, a importância das habilidades sociológicas da Literatura na aprendizagem e sucesso escolar, especialmente para adolescentes em situação de vulnerabilidade social; e desta forma, a temática apresenta alunos adolescentes de uma escola pública do norte de Minas Gerais, inseridos  em um contexto histórico, cultural, parte da sociedade contemporânea. O texto ressalta a necessidade de abordar temas sensíveis durante as aulas de leitura e destaca, ainda, a importância de criar um ambiente escolar que promova o protagonismo dos alunos. Nesse sentido, a Literatura se apresenta como uma ferramenta para instigar a reestruturação das concepções dos jovens em relação à leitura literária, evidenciando a importância de se impulsionar a criticidade. Logo, propõe-se, neste estudo, um trabalho multidisciplinar a fim de resgatar o prazer pela leitura literária no Ensino Médio, fazendo com que os alunos reconheçam nos personagens e obras estudadas um caminho para construção de sentido do seu processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Literatura, Leitura, Vivência, Ressignificar.

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Biografía del autor/a

Manuela Mendes Moreira, Centro Universitário Unincor

Mestranda em Gestão, Planejamento e Ensino pelo Centro Universitário Unincor. É professora da Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes e Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Seus interesses de pesquisa incluem literatura e leitura.

Terezinha Richartz, Centro Universitário Unincor

Doutora em Ciências Sociais. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino do Centro Universitário Vale do Rio Verde (UninCor). Tem experiência na área de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, raça/etnia, deficiência, inclusão, formação de professores e literatura. Conta com publicação em diversos periódicos nacionais indexados. 

Publicado

2025-08-29