A implantação do novo ensino médio e o ensino de biologia: percepção dos professores de Imperatriz – MA

Autores

  • Lorena Lima de Andrade Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Lívia Chagas Santana Ribeiro Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Leandro Pereira Rezende Universidade Estadual do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10012

Resumo

Resumo: As mudanças estruturais no ensino médio brasileiro com a implantação da Reforma do Ensino Médio, Lei 13.415/2017, visam estabelecer diretrizes para os conteúdos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos. Com base nisso, objetivou-se analisar a percepção dos professores de Biologia do ensino médio de Imperatriz - MA sobre as reformas curriculares que ocorreram com a implantação do Novo Ensino Médio. O trabalho foi pautado no levantamento de dados acerca da flexibilização curricular, carga horária, interdisciplinaridade, a inserção de temas contemporâneos e tecnológicos e as práticas avaliativas, com a aplicação de um questionário estruturado com 10 questões objetivas aos docentes. Foram aplicados 29 questionários aos professores de 20 escolas, sendo 15 escolas estaduais públicas, 01 Instituto Federal do Maranhão, 01 Instituto Estadual do Maranhão e 03 escolas privadas. Todos os docentes abordados possuem formação em Ciências com habilitação em Biologia ou Ciências Biológicas com tempo de sala de aula entre 03 e 24 anos, demonstrando um tempo relativamente longo e com expertise na disciplina. Quando questionados sobre a reforma do novo ensino médio e seu impacto no ensino de Biologia, 86% afirmaram ter sido desfavorável ou muito desfavorável. Além disso, 76% citaram que a redução de carga horária foi significativa, comprometendo a qualidade do ensino e aprendizagem. Logo, os resultados apontam que a implementação da Reforma do Ensino Médio modificou de maneira significativa o ensino de Biologia nas escolas de Imperatriz - MA, pois os entrevistados em sua maioria, mostraram uma visão desfavorável em relação à Reforma, destacando desafios como a redução da carga horária, dificuldades na interdisciplinaridade e a falta de formação continuada adequada.

Palavras-chaves: Currículo, Interdisciplinaridade, Lei 13.415/2017, Reforma.

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Biografia do Autor

Lorena Lima de Andrade, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Lívia Chagas Santana Ribeiro, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduanda em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

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Publicado

2025-08-29