Revelações sobre o trabalho do professor de inglês no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1715Resumen
Este estudo pretende investigar as representações sobre o agir do professor de língua inglesa no Ensino Médio de uma escola pública. Para isso, consideram-se todas as dimensões (cognitivas, físicas, sociais) do trabalho do professor, o que possibilita compreender posicionamentos docentes assumidos no processo de ensinar e aprender uma Língua Estrangeira (LE). Considerando a escrita como elemento de construção identitária (KLEIMAN, 2007) e o ensino como trabalho (MACHADO, 2004), esta pesquisa narrativa[1] analisará relatos publicados em um diário dialogado produzido por pesquisador e colaborador, baseados em situações de aula. Alinhando-se à noção da linguagem como fator fundamental para o desenvolvimento humano, defendida pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e adotada como corrente teórico-metodológica neste estudo, buscamos respostas para: Que temas e características constitutivas do trabalho do professor são revelados em um diário dialogado[2]? Em resposta, inicialmente, tratamos de questões relativas ao Ensino como território de formação docente (CAPES, 2013); após, discutimos trabalho docente e expomos seus fatores constituintes. Para fundamentar a análise dos dados, partiremos das noções de conteúdo temático e de agir docente, delineados nas esferas do ISD e das Ciências do Trabalho (AMIGUES, 2004; BRONCKART, 1999; MACHADO, 2007; CLOT, 1999/[2007]). Observamos que os temas levantados pelos colaboradores no diário retratam que trabalho docente configura-se como atividade situada, coletiva, interacional, marcada pelas regras de ofício, prescritiva e instrumentada.
[1] A pesquisa narrativa está naturalmente inserida no paradigma qualitativo, como podem atestar Connelly e Clandinin (1990).
[2] O conceito de diário dialogado será abordado na próxima seção.
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Citas
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