Abordagem sobre a síndrome de Down nos livros didáticos de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.944Resumen
A abordagem das síndromes cromossômicas no meio escolar geralmente é tratada pelo professor de Biologia durante o estudo da genética e se baseia apenas nos livros didáticos, que representa a principal, senão a única fonte de trabalho como material impresso na sala de aula. Esta pesquisa analisou a abordagem dos livros didáticos de Biologia sobre a síndrome de Down. Foram analisados quanto à presença do assunto, a quantidade e os exemplos utilizados sobre a síndrome de Down nos conteúdos de citologia e genética. Foram escolhidas três categorias (biológica, cognitiva e social) para classificar o referido conteúdo nos livros didáticos. Constatou-se que existem alguns termos conceituais desatualizados contribuindo na permanência de conhecimentos equivocados por parte dos alunos. Há a necessidade de reformulação e contextualização com textos atuais, que promovam mudanças conceituais.
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