Abordagem sobre a sí­ndrome de Down nos livros didáticos de Biologia

Authors

  • Priscila Simões França Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória
  • Alcemar Rodrigues Martello Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.944

Abstract

A abordagem das sí­ndromes cromossômicas no meio escolar geralmente é tratada pelo professor de Biologia durante o estudo da genética e se baseia apenas nos livros didáticos, que representa a principal, senão a única fonte de trabalho como material impresso na sala de aula. Esta pesquisa analisou a abordagem dos livros didáticos de Biologia sobre a sí­ndrome de Down. Foram analisados quanto à presença do assunto, a quantidade e os exemplos utilizados sobre a sí­ndrome de Down nos conteúdos de citologia e genética. Foram escolhidas três categorias (biológica, cognitiva e social) para classificar o referido conteúdo nos livros didáticos. Constatou-se que existem alguns termos conceituais desatualizados contribuindo na permanência de conhecimentos equivocados por parte dos alunos. Há a necessidade de reformulação e contextualização com textos atuais, que promovam mudanças conceituais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Priscila Simões França, Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória

Graduação em Ciências Biológicas

Alcemar Rodrigues Martello, Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória

Departamento de Biologia

Professor Adjunto

References

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia das células. São Paulo: Moderna, 2004. v.1.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3.ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BATISTA, M. V. A.; CUNHA, M. M. S.; CÂNDIDO, A. L. Análise do tema virologia em livros didáticos de Biologia do ensino médio. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 145-158, 2010.

BIZZO, N. Novas Bases da Biologia. São Paulo: ítica, 2010. v.3.

BOSCHINI FILHO, J.; NOVO, N. F.; VIEIRA, M. W.; BOSCHINI, F. G.; MALAVAZI, T. Influência da idade dos pais em recém-nascidos portadores da Sí­ndrome de Down. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. 6, n. 2, p. 25-29, 2004.

CASAGRANDE, G. L.; MAESTRELLI, S. R. P. Como os estudantes de Medicina e Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina conceituam e exemplificam doenças genéticas? In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2005. vol. 5.

CATANI, A.; BANDOUK, A. C.; CARVALHO, E. G.; SANTOS, F. S.; AGUILAR, J. B. V.; SALLES, J. V.; OLIVEIRA, M. M., A.; NAHAS, T. R.; CAMPOS, S. H. A.; CHACON, V. Ser Protagonista Biologia. São Paulo: SM, 2010. v.3.

CÉSAR, S.; SEZAR, S.; CALDINI, N. Biologia. 10.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. v.3.

GEWANDSZNAJDER, F.; LINHARES, S. Biologia Hoje. São Paulo: ítica, 2010.

GOMES, M. Sí­ndrome de Down (SD): Uma Viagem Histórica. Espaço Down, 2005. Disponí­vel em: <http://mail.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=16259>. Acessado em: 17/06/2014.

LOPES, A. C. Currí­culo e Epistemologia. Ijuí­: EdUnijuí­, 2007.

LOPES, S.; ROSSO, S. Biologia. São Paulo: Saraiva, 2010. v.1.

MATOS, S. B.; SANTOS, L. C.; PEREIRA, C. S.; BORGES, K. S. Sí­ndrome de Down: avanços e perspectivas. Revista Saúde Comunitária, v. 3, n. 2, p. 77-86, 2007.

MEDONÇA, V.; LAURENCE, J. Biologia para a Nova Geração. São Paulo: Nova Geração, 2010. v.2.

MEIRELES, M. R. Representação sobre pessoas com deficiências em livros didáticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014.

MOREIRA, L. M. A.; EL-NANI, C. N.; GUSMíO, F. A. A. A Sí­ndrome de Down e sua patogênese: Considerações sobre o determinismo genético. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22, n. 2, p. 96-99, 2000.

MUTTON, D.; ALBERMAN, E.; HOOK, E. B. Cytogenetic and epidemiological findings in Down syndrome, England and Wales 1989 to 1993. Journal of Medical Genetics, v. 33, p. 387-394, 1996.

NAKADONARI, E. K.; SOARES, A. A. Sí­ndrome de Down: considerações gerais sobre a influência da idade materna avançada. Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, v. 11, n. 1, p. 5-9, 2013.

NUSSBAUM, R. L.; MCINNES, R. R.; WILLARD, H. F. Genética Médica. São Paulo: Guanabara Koogan, 2002.

OLIVEIRA, I. J. S.; BRITTO, I. A. G. S. Sí­ndrome de Down: modificando comportamentos. Santo André: ESETec Editores Associados, 2011.

PEZZI, A.; GOWDAK, D. D.; MATTOS, N. S. Biologia. São Paulo: FTD, 2010. v.1.

SASSAKI, R. K. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. In: VIVARTA, V. (org.). Mí­dia e Deficiência. Brasí­lia: Agência de Notí­cias dos Direitos da Infância /Fundação Banco do Brasil, 2003. p. 160-165.

SCHWARTZMAN, J. S. Sí­ndrome de Down. São Paulo: Mackenzie, 1999.

SILVA, N. L. P; DESSEN, M. A. Sí­ndrome de Down: etiologia, caracterização e impacto na famí­lia. Interação em Psicologia, v. 6, n. 2, p. 167-176, 2002.

XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. S.; MORAES, M. O. A nova (moderna) Biologia e a genética nos livros didáticos de Biologia no ensino médio. Ciência e Educação, v. 12, n. 3, p. 275-289, 2006.

Published

2016-11-17