Aprendizados de crianças pequenas no jogo dramático
Resumen
O artigo enfoca o jogo dramático da criança pequena de até cerca de sete anos de idade considerando seus processos complexos de aprendizado. Apresenta ideias-chave e definições deste tipo de jogo, as materialidades utilizadas, e enfoca no que crianças pré-verbais e verbais estão aprendendo em termos de engajamento, conhecimento narrativo, criação de laços interpessoais, estabelecimento de relações sociais com benefícios de aprendizado emocional, o que impacta em sua personalidade reflexiva, tomada de perspectiva, compreensão cultural e resolução de problemas. A metodologia envolve a revisão da literatura em fontes primárias e apresentação de palestra com sugestão de um exercício prático pensado para docentes da Educação Infantil. O levantamento bibliográfico conta com pesquisas contemporâneas, sustentadas pela abordagem histórico-cultural. Os resultados revelam que o jogo dramático é ação simbólica profundamente sociocultural e criativa, que acessa aspectos cognitivos, emocionais, interpretativos e relacionais nascentes das crianças em contextos variados. É um fazer criador compartilhado mesmo quando uma criança brinca sozinha, pois seus temas, papeis encenados e cenários envolvem a apropriação de material sociocultural pela criança, que os apreende e recria.