Aprendizados de crianças pequenas no jogo dramático

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Abstract

O artigo enfoca o jogo dramático da criança pequena de até cerca de sete anos de idade considerando seus processos complexos de aprendizado. Apresenta ideias-chave e definições deste tipo de jogo, as materialidades utilizadas, e enfoca no que crianças pré-verbais e verbais estão aprendendo em termos de engajamento, conhecimento narrativo, criação de laços interpessoais, estabelecimento de relações sociais com benefícios de aprendizado emocional, o que impacta em sua personalidade reflexiva, tomada de perspectiva, compreensão cultural e resolução de problemas. A metodologia envolve a revisão da literatura em fontes primárias e apresentação de palestra com sugestão de um exercício prático pensado para docentes da Educação Infantil. O levantamento bibliográfico conta com pesquisas contemporâneas, sustentadas pela abordagem histórico-cultural. Os resultados revelam que o jogo dramático é ação simbólica profundamente sociocultural e criativa, que acessa aspectos cognitivos, emocionais, interpretativos e relacionais nascentes das crianças em contextos variados. É um fazer criador compartilhado mesmo quando uma criança brinca sozinha, pois seus temas, papeis encenados e cenários envolvem a apropriação de material sociocultural pela criança, que os apreende e recria.

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Author Biography

Michele, UFSCar

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e
Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de
Educação da USP (FEUSP). Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus
Sorocaba. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE
UFSCar).

Published

2023-04-03