Mapeamento bibliográfico dos estudos sobre letramento financeiro no Brasil e no mundo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7640

Resumen

O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação acerva das principais produções científicas que abordam a temática envolvendo o letramento financeiro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja delimitação teórica ocorreu em torno de 17 publicações disponíveis em bancos de dados, como o Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Nesse caso, adotamos como critério, quatro eixos que sustentam a presente pesquisa, são eles: Educação Financeira, Letramento Financeiro, Aprendizagem Significativa e Matemática Financeira. Optou-se por trabalhos realizados entre os anos de 2010 a 2020, sendo que alguns trabalhos foram selecionados por conterem aspectos de relevância análogos à nossa pesquisa. Destaca-se que os referencias pesquisados demostraram as contribuições da temática, para a consolidação do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mateus Frozza, Universidade Franciscana - UFN

Graduado em Ciências Econômicas - Universidade Franciscana (UFN). Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia - Universidade do Vale do Sinos (UNISINOS). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Franciscana (UFN). Professor Asisitente do Curso de Economia - Universidade Franciscana (UFN).

Leonardo Dalla Porta, Universidade Franciscana - UFN

Bacharel em Matemática Aplicada Computacional, Licenciado em Matemática e Pedagogia. Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Doutor em Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon 2, França (financiado pelo Programa PDSE/Capes). Docente de diversos cursos de graduação e como coordenador do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Franciscana - UFN.

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN.

Doutor em Educação - PPGE/UFPEL. Mestre em Filosofia - PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC.Professor Adjunto e Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa - Universidade Franciscana - UFN. Atua como Professor Permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana (UFN).

Publicado

2024-08-20