O uso do cinema em aulas de filosofia: a aprendizagem de conceitos através de filmes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7347

Resumen

O presente artigo pretende explorar as potencialidades do Cinema no ensino de Filosofia para séries do Ensino Médio. A proposta é utilizar filmes em sala de aula para suscitar o ensino e aprendizagem de conceitos filosóficos. Dessa forma, serão apresentadas fundamentações teóricas e metodológicas sugerindo um roteiro de aula capaz de elucidar as relações entre Cinema e Filosofia, filmes e conceitos filosóficos, Arte cinematográfica e Educação e entre experiência cinematográfica e educativa. Nesse sentido, objetiva-se demonstrar que a utilização de filmes em sala de aula, atendendo a metodologia adequada, pode se tornar uma estratégia fecunda para o ensino e aprendizagem de conceitos filosóficos através da experiência cinematográfica. Também, ao final do texto, serão apresentadas algumas sugestões de filmes a serem trabalhados em aulas de Filosofia, associados a conteúdos desse componente curricular, a filósofos e conceitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno José Yashinishi, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da CAPES/UEL (Doutorado). Mestre em História, cultura e identidades pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2020). Possui pós graduação lato sensu em Metodologia do ensino de Filosofia e Sociologia (2014), pós graduação lato sensu em Docência do Ensino superior (2015) e pós graduação lato sensu em Metodologia do Ensino de História e Geografia (2016), ambas pela UNINA Curitiba - PR. Possui pós graduação lato sensu em Humanidades Estudos Interdisciplinares em Educação, Cultura e Contemporaneidade pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (2017). Graduado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2013). Graduado em Filosofia pelo Centro Educacional Claretiano - Studium Theologicum de Curitiba (2018). Graduado em Sociologia pela Universidade Paulista - UNIP (2019). Graduando em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2023). Tem experiência na área de História com ênfase em História e Narrativas, História e Cinema, História e Cultura Material e Ensino de História e Geografia. Tem experiência na área de Filosofia com ênfase em Filosofia e Educação, Ensino de Filosofia e Filosofia e Cinema. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia e Cultura, Ensino de Sociologia, Sociologia da Educação e Sociologia e Cinema. Tem experiência em profissional na área de Ensino Religioso. Lecionou as disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Geografia para séries do Ensino Médio e Ensino Fundamental II em diferentes colégios particulares e no ensino público. Atualmente é professor no Colégio Mega em Arapoti-PR, lecionando as disciplinas de Sociologia e Filosofia para as séries do Ensino Médio. Avaliador de artigos científicos para a Revista Alamedas (UNIOESTE). Membro do Núcleo de Pesquisas em História e Imagens ( NPHIm/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores (GPROC/CNPq).

Publicado

2023-08-20