O uso do cinema em aulas de filosofia: a aprendizagem de conceitos através de filmes
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7347Resumen
O presente artigo pretende explorar as potencialidades do Cinema no ensino de Filosofia para séries do Ensino Médio. A proposta é utilizar filmes em sala de aula para suscitar o ensino e aprendizagem de conceitos filosóficos. Dessa forma, serão apresentadas fundamentações teóricas e metodológicas sugerindo um roteiro de aula capaz de elucidar as relações entre Cinema e Filosofia, filmes e conceitos filosóficos, Arte cinematográfica e Educação e entre experiência cinematográfica e educativa. Nesse sentido, objetiva-se demonstrar que a utilização de filmes em sala de aula, atendendo a metodologia adequada, pode se tornar uma estratégia fecunda para o ensino e aprendizagem de conceitos filosóficos através da experiência cinematográfica. Também, ao final do texto, serão apresentadas algumas sugestões de filmes a serem trabalhados em aulas de Filosofia, associados a conteúdos desse componente curricular, a filósofos e conceitos.