O uso do cinema em aulas de filosofia: a aprendizagem de conceitos através de filmes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7347

Abstract

This article aims to explore the potential of Cinema in the teaching of Philosophy for high school grades. The proposal is to use films in the classroom to encourage the teaching and learning of philosophical concepts. In this way, theoretical and methodological foundations will be presented, suggesting a class script capable of elucidating the relationships between Cinema and Philosophy, films and philosophical concepts, Cinematographic Art and Education and between cinematographic and educational experience. In this sense, the objective is to demonstrate that the use of films in the classroom, given the appropriate methodology, can become a fruitful strategy for teaching and learning philosophical concepts through the cinematographic experience. Also, at the end of the text, some suggestions of films to be worked on in Philosophy classes will be presented, associated with contents of this curricular component, with philosophers and concepts.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bruno José Yashinishi, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da CAPES/UEL (Doutorado). Mestre em História, cultura e identidades pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2020). Possui pós graduação lato sensu em Metodologia do ensino de Filosofia e Sociologia (2014), pós graduação lato sensu em Docência do Ensino superior (2015) e pós graduação lato sensu em Metodologia do Ensino de História e Geografia (2016), ambas pela UNINA Curitiba - PR. Possui pós graduação lato sensu em Humanidades Estudos Interdisciplinares em Educação, Cultura e Contemporaneidade pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (2017). Graduado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2013). Graduado em Filosofia pelo Centro Educacional Claretiano - Studium Theologicum de Curitiba (2018). Graduado em Sociologia pela Universidade Paulista - UNIP (2019). Graduando em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2023). Tem experiência na área de História com ênfase em História e Narrativas, História e Cinema, História e Cultura Material e Ensino de História e Geografia. Tem experiência na área de Filosofia com ênfase em Filosofia e Educação, Ensino de Filosofia e Filosofia e Cinema. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia e Cultura, Ensino de Sociologia, Sociologia da Educação e Sociologia e Cinema. Tem experiência em profissional na área de Ensino Religioso. Lecionou as disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Geografia para séries do Ensino Médio e Ensino Fundamental II em diferentes colégios particulares e no ensino público. Atualmente é professor no Colégio Mega em Arapoti-PR, lecionando as disciplinas de Sociologia e Filosofia para as séries do Ensino Médio. Avaliador de artigos científicos para a Revista Alamedas (UNIOESTE). Membro do Núcleo de Pesquisas em História e Imagens ( NPHIm/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores (GPROC/CNPq).

Published

2023-08-20