A divulgação científica sobre Botânica em uma feira de ciências em um colégio público do Rio de Janeiro, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7128Resumen
O processo de ensino e de aprendizagem de botânica na Educação Básica tem sido desafiador para docentes e discentes. Visando superar alguns obstáculos, atividades de divulgação científica, como as feiras de ciências, têm sido apontadas como ferramentas relevantes na alfabetização científica dos estudantes. O presente estudo buscou analisar a importância da realização de atividades de investigação e de divulgação científica para a motivação e o interesse dos estudantes pela botânica. Uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com estudantes do 3º ano do ensino médio de um colégio público da cidade do Rio de Janeiro. A análise conduzida revelou que muitos estudantes têm afinidade com as plantas e reconhecem a sua importância, apesar do pouco contato com o assunto que tem em sala de aula. As atividades de pesquisa possibilitaram aos estudantes maior contato com a biodiversidade local, contribuindo para a sua motivação e o seu interesse pelo tema. Nesta perspectiva, esperamos que esta pesquisa possa contribuir para a prática docente na busca pela alfabetização científica e pela redução da cegueira botânica dos estudantes da Educação Básica.