Metodologias diferenciadas na preparação do aluno do ensino médio na escola pública estadual para o ENEM
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.711Palabras clave:
PIBID, Gincana cultural, Atividades lúdicas, ENEM.Resumen
O grupo de acadêmicas que cursam Ciências Biológicas/Licenciatura – UNIPAMPA e fazem parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência/CAPES), inseridas na Escola Estadual de Ensino Médio João Pedro Nunes (São Gabriel/RS), em conjunto com sua supervisora, realizaram uma gincana cultural baseada no programa televisivo "Passa ou Repassa" como forma de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O intuito era integrar os alunos e possibilitar a assimilação do conteúdo visto anteriormente em sala de aula, de forma divertida e dinâmica, desenvolvendo uma revisão da área de Ciências da Natureza. Esta gincana foi realizada em novembro de 2014, para todas as turmas do ensino médio da escola, do turno da tarde, e 2º e 3º anos da manhã. Os resultados mostraram que este tipo de atividade é positiva para a fixação dos conteúdos, e posterior uso em concursos (como o ENEM). Além disso, os alunos ficam satisfeitos ao realizar tarefas diferenciadas, que agregam conhecimento e sejam divertidas ao mesmo tempo.
Descargas
Citas
BIZZO, N.;Ciências: fácil ou difícil? 2º edição, Editora: ítica, 2008, p.75.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação. 1999-b.
CARVALHO, A. D.; D. PÉREZ, G.;Formação de Professores de Ciências, 9ºedição, Editora: Cortez, 2009, p.20.
CAZARIN P. C.; e SICA S. M. L.; Falta de desejo de aprender – Causas e Consequências. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/853-2.pdf>
CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo, Ensinar e Aprender: as duas faces da educação.Disponível em:<http://www.boaaula.com.br/iolanda/tese/ensinar.htm>
Diretrizes Curriculares para formação básica, 2013.
Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: Fundamentação Teórico-Metodológica. Brasília: INEP. 2005.
Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: documento básico 2000. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília: INEP. 1999.
FAZENDA, I. C. integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? 5. ed. São Paulo: Loyola, 2008.
FREIRE, P.; Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários a prática normativa. Editora: Paz e Terra, 1996, p.29.
LOPES, A. C. Políticas de Currículo: mediação por grupos disciplinares de ensino de ciências e matemática. In: LOPES, A.C.; MACEDO, E. (Orgs.) Currículo de Ciências em debate. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 45-75.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 2001.
MIRANDA, E. M. ENEM 2009: Articulações entre CTS, interdisciplinaridade e contextualização evidenciadas nas questões das Ciências da Natureza. II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências. 2010.