Metodologias diferenciadas na preparação do aluno do ensino médio na escola pública estadual para o ENEM

Authors

  • JAQUELINE Miranda Pinto E.E.E.M. JOÃO PEDRO NUNES UNIPAMPA/Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Alexia Menezes Rodrigues Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Suelen Mattoso Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Bibiana Ferrer Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Maria Teresa Iturres Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Cristina Rodrigues Langendorf Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Lucieli Lopes Marques Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.711

Keywords:

PIBID, Gincana cultural, Atividades lúdicas, ENEM.

Abstract

O grupo de acadêmicas que cursam Ciências Biológicas/Licenciatura – UNIPAMPA e fazem parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência/CAPES), inseridas na Escola Estadual de Ensino Médio João Pedro Nunes (São Gabriel/RS), em conjunto com sua supervisora, realizaram uma gincana cultural baseada no programa televisivo "Passa ou Repassa" como forma de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O intuito era integrar os alunos e possibilitar a assimilação do conteúdo visto anteriormente em sala de aula, de forma divertida e dinâmica, desenvolvendo uma revisão da área de Ciências da Natureza. Esta gincana foi realizada em novembro de 2014, para todas as turmas do ensino médio da escola, do turno da tarde, e 2º e 3º anos da manhã. Os resultados mostraram que este tipo de atividade é positiva para a fixação dos conteúdos, e posterior uso em concursos (como o ENEM). Além disso, os alunos ficam satisfeitos ao realizar tarefas diferenciadas, que agregam conhecimento e sejam divertidas ao mesmo tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

JAQUELINE Miranda Pinto, E.E.E.M. JOÃO PEDRO NUNES UNIPAMPA/Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Bióloga, professora da rede estadual de ensino do RS, especialista em gestão de sistemas ecológicos e educação ambiental, supervisora do PIBID - Subprojeto Biologia/Unipampa São Gabriel/RS

Alexia Menezes Rodrigues, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licencianda em Ciências Biológicas - Bolsista ID do PIBID, Subprojeto Biologia/UNIPAMPA São Gabriel/RS

Suelen Mattoso, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licencianda em Ciências Biológicas - Bolsista ID do PIBID, Subprojeto Biologia/UNIPAMPA São Gabriel/RS

Bibiana Ferrer, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licencianda em Ciências Biológicas - Bolsista ID do PIBID, Subprojeto Biologia/UNIPAMPA São Gabriel/RS

Maria Teresa Iturres, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licencianda em Ciências Biológicas - Bolsista ID do PIBID, Subprojeto Biologia/UNIPAMPA São Gabriel/RS

Cristina Rodrigues Langendorf, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licencianda em Ciências Biológicas/UNIPAMPA São Gabriel/RS

Lucieli Lopes Marques, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciada em Ciências Biológicas eEspecializanda em Interdisciplinaridade e Transversalidade/UNIPAMPA São Gabriel/RS

References

BIZZO, N.;Ciências: fácil ou difí­cil? 2º edição, Editora: ítica, 2008, p.75.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasí­lia: Ministério da Educação. 1999-b.

CARVALHO, A. D.; D. PÉREZ, G.;Formação de Professores de Ciências, 9ºedição, Editora: Cortez, 2009, p.20.

CAZARIN P. C.; e SICA S. M. L.; Falta de desejo de aprender – Causas e Consequências. Disponí­vel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/853-2.pdf>

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo, Ensinar e Aprender: as duas faces da educação.Disponí­vel em:<http://www.boaaula.com.br/iolanda/tese/ensinar.htm>

Diretrizes Curriculares para formação básica, 2013.

Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: Fundamentação Teórico-Metodológica. Brasí­lia: INEP. 2005.

Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: documento básico 2000. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasí­lia: INEP. 1999.

FAZENDA, I. C. integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? 5. ed. São Paulo: Loyola, 2008.

FREIRE, P.; Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários a prática normativa. Editora: Paz e Terra, 1996, p.29.

LOPES, A. C. Polí­ticas de Currí­culo: mediação por grupos disciplinares de ensino de ciências e matemática. In: LOPES, A.C.; MACEDO, E. (Orgs.) Currí­culo de Ciências em debate. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 45-75.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 2001.

MIRANDA, E. M. ENEM 2009: Articulações entre CTS, interdisciplinaridade e contextualização evidenciadas nas questões das Ciências da Natureza. II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências. 2010.

Published

2015-12-18