Ensino de lí­ngua estrangeira e gêneros textuais

Autores/as

  • Laura de de Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Luciene Monjardim Escola Horizontina Conceição

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.691

Palabras clave:

escola, aprendizagem, formação continuada

Resumen

O presente trabalho reflete quanto à necessidade de repensar o Ensino de Lí­ngua Estrangeira bem como o papel que esta exerce na vida do alunado. Apresentamos algumas ações do subprojeto de Letras/Inglês do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - "Lí­ngua Inglesa, Escola e sustentabilidade, relação de consciência e de cidadania" desenvolvido no Colégio Horizontina Conceição com alunos do ensino fundamental II. Durante a aplicação do projeto percebemos a necessidade de proporcionar um ensino diferenciado da disciplina em questão fugindo do atrelamento desta à tradução e ao estudo de gramática. Nesse propósito, as atividades foram propostas a partir de gêneros textuais diversos por entender que estes, representam as práticas sociais caracterí­sticas de um dado contexto histórico. Para tanto, baseamo-nos nas concepções de gêneros segundo Bronckart (1999), Padilha Pinto (2002), nos PCNs (1998), Bakthin (1992), Marcuschi (2002). De forma geral eles compactuam com a concepção de que apropriação dos gêneros é um mecanismo fundamental de socialização e de inserção prática nas atividades comunicativas humanas. Posto que, à medida que passam a conhecer e a fazer uso dos vários gêneros discursivos, os alunos aprendem o propósito da escrita, o conteúdo e o contexto relacionando o aprendizado em sala de aula às suas vivências.

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Biografía del autor/a

Laura de de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Letras, Doutora em Linguí­stica

Luciene Monjardim, Escola Horizontina Conceição

Professora do ensino fundamental de lí­ngua portuguesa e de lí­ngua inglesa

Citas

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Publicado

2016-03-22