Ensino de lí­ngua estrangeira e gêneros textuais

Authors

  • Laura de de Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Luciene Monjardim Escola Horizontina Conceição

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.691

Keywords:

escola, aprendizagem, formação continuada

Abstract

O presente trabalho reflete quanto à necessidade de repensar o Ensino de Lí­ngua Estrangeira bem como o papel que esta exerce na vida do alunado. Apresentamos algumas ações do subprojeto de Letras/Inglês do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - "Lí­ngua Inglesa, Escola e sustentabilidade, relação de consciência e de cidadania" desenvolvido no Colégio Horizontina Conceição com alunos do ensino fundamental II. Durante a aplicação do projeto percebemos a necessidade de proporcionar um ensino diferenciado da disciplina em questão fugindo do atrelamento desta à tradução e ao estudo de gramática. Nesse propósito, as atividades foram propostas a partir de gêneros textuais diversos por entender que estes, representam as práticas sociais caracterí­sticas de um dado contexto histórico. Para tanto, baseamo-nos nas concepções de gêneros segundo Bronckart (1999), Padilha Pinto (2002), nos PCNs (1998), Bakthin (1992), Marcuschi (2002). De forma geral eles compactuam com a concepção de que apropriação dos gêneros é um mecanismo fundamental de socialização e de inserção prática nas atividades comunicativas humanas. Posto que, à medida que passam a conhecer e a fazer uso dos vários gêneros discursivos, os alunos aprendem o propósito da escrita, o conteúdo e o contexto relacionando o aprendizado em sala de aula às suas vivências.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laura de de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Letras, Doutora em Linguí­stica

Luciene Monjardim, Escola Horizontina Conceição

Professora do ensino fundamental de lí­ngua portuguesa e de lí­ngua inglesa

References

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lí­ngua estrangeira /Secretaria de Educação Fundamental. . Brasí­lia: MEC/SEF, 1998

BRONCKART, J.P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999

CHAVES, Cilene, ; c.c. . Práticas Cotidianas em Educação Ambiental com Ênfase no Princí­pio Biocêntrico. 1. ed. Vila Velha ES: Opção, 2011. v. 01. 79 p.

FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo. Pedagogia dos sonhos possí­veis. São Paulo: Ed. UNESP, 2001. 330p (Série Paulo Freire)

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 18. ed Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 150 p.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade. In: DIONíSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

PADILHA, E. (2002) Gêneros discursivos e ensino de lí­ngua inglesa Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade. In: DIONíSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002

PHILIPPI JR., Arlindo; PELICIONI, Maria Cecilia Focesi. UNIVERSIDADE DE SíO PAULO Faculdade de Saúde Pública Núcleo de Informações em Saúde Ambiental. Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: USP/FSP/NISAM, Signus, 2000. 350p

REIGOTA, Marcos. O que e educação ambiental. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1994. 62p. (Primeiros passos) ISBN 8511012923 (broch.)

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emí­lio ou da educação. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992. 581 p.

VIEIRA; D´ELIA . Capí­tulo 25 – Coleção e Programa Super Eco: Formação de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental. (p. 233/234). In: PHILIPPI JR., Arlindo; PELICIONI, Maria Cecilia Focesi. UNIVERSIDADE DE SíO PAULO Faculdade de Saúde Pública Núcleo de Informações em Saúde Ambiental. Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: USP/FSP/NISAM, Signus, 2000. 350p

Published

2016-03-22