Contribuições da metodologia da problematização para o desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.98-120Palabras clave:
Formação docente. Educação sexual. Arco de Maguerez.Resumen
O presente estudo tem como objetivo identificar as possíveis contribuições da metodologia da problematização com o arco de Maguerez no desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa docentes que atuavam no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) de uma escola no interior de Pernambuco. A pesquisa foi realizada em três fases. Na primeira fase foi aplicado um questionário constituído por questões abertas. Posteriormente, foi realizado o desenvolvimento profissional docente tendo como temática a educação para a sexualidade. Essa atividade foi desenvolvida utilizando a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. A última fase consistiu de outro questionário pós DPD, para identificar as possíveis contribuições da metodologia da problematização para um novo fazer pedagógico abordando a educação para a sexualidade no contexto escolar. Os resultados apontaram que a utilização da metodologia da problematização com o arco é uma estratégia que possibilita inúmeras contribuições para a prática docente. Pois permite ao educador ser o protagonista na construção do seu próprio conhecimento. A metodologia também favorece a coletividade desde o levantamento de problemas até a construção de soluções para a transformação da realidade. Também foi possível constatar que a MP com o arco de Maguerez, proporciona segurança e autonomia ao professor para a abordar o tema sexualidade em sala de aula. Revelou-se ainda ser eficaz na integração entre os familiares e a escola para discussão e reflexão acerca do tema em ambos os contextos. Diante do exposto, fica a proposta de utilizar a MP com o arco de Maguerez como estratégia para o desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade. Considerando que trata -se de um tema pertinente, sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas envolvendo os adultos de referência (pais, professores e profissionais de saúde).
Descargas
Citas
BARBOSA, L. U.; VIÇOSA, C. S. C. L.; FOLMER, V. A educação sexual nos documentos das políticas de educação e suas ressignificações. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 10, p. e772, 8 jul. 2019. Disponível em: https://acervomais. com.br/index.php/saude/article/ view/772. Acesso em: 10 jul.2019.
BERBEL, N.A.A. A Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v.2.n.2,1998.
GARNICA, T. P. B. et al. O Saber-fazer na Formação de Professores para a Inclusão Escolar: um Levantamento Bibliográfico. Ensino & Pesquisa, [S.l.], nov. 2016. ISSN 2359-4381. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php /ensinoepesquisa/ article/view/970 /599>. Acesso em: 21 nov.2019.
MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação, n.8, p. 7 22, jan- abr, 2009. Disponível em: http://www.unitau. br/files/arquivos/category_1/MARCELO Desenvolvimento _Profissional _Docente _passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 30 jul.2019.
SANTOS, C. F. dos; SANTOS, R. M. R. dos. Desafios na formação docente em diversidade sexual. Educação: Teoria e Prática, v. 29, n.60, p. 140-161, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p140-161. Acesso em: 21 out.2019.
SILVA, F. S. da; NOBRE, S. B. A educação sexual na formação inicial docente. XXIX SALíO DE INICIAÇíOCIENTíFICA DA UFRGS,2017.
TORRES, Juliana Rezende et al. Sexualidade e gênero na escola: construindo atividades formativas na rede pública de ensino através do PIBID. Ensino & Pesquisa, [S.l.], mar. 2016. ISSN 2359-4381. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2019.