Contribuições da metodologia da problematização para o desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.98-120Keywords:
Formação docente. Educação sexual. Arco de Maguerez.Abstract
O presente estudo tem como objetivo identificar as possíveis contribuições da metodologia da problematização com o arco de Maguerez no desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa docentes que atuavam no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) de uma escola no interior de Pernambuco. A pesquisa foi realizada em três fases. Na primeira fase foi aplicado um questionário constituído por questões abertas. Posteriormente, foi realizado o desenvolvimento profissional docente tendo como temática a educação para a sexualidade. Essa atividade foi desenvolvida utilizando a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. A última fase consistiu de outro questionário pós DPD, para identificar as possíveis contribuições da metodologia da problematização para um novo fazer pedagógico abordando a educação para a sexualidade no contexto escolar. Os resultados apontaram que a utilização da metodologia da problematização com o arco é uma estratégia que possibilita inúmeras contribuições para a prática docente. Pois permite ao educador ser o protagonista na construção do seu próprio conhecimento. A metodologia também favorece a coletividade desde o levantamento de problemas até a construção de soluções para a transformação da realidade. Também foi possível constatar que a MP com o arco de Maguerez, proporciona segurança e autonomia ao professor para a abordar o tema sexualidade em sala de aula. Revelou-se ainda ser eficaz na integração entre os familiares e a escola para discussão e reflexão acerca do tema em ambos os contextos. Diante do exposto, fica a proposta de utilizar a MP com o arco de Maguerez como estratégia para o desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade. Considerando que trata -se de um tema pertinente, sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas envolvendo os adultos de referência (pais, professores e profissionais de saúde).
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