Caracterizando as concepções de licenciandos de um curso de ciências biológicas sobre o desenvolvimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2341Palabras clave:
Formação Inicial, Ciências Biológicas, Desenvolvimento profissional docenteResumen
Com esta pesquisa qualitativa buscou-se caracterizar as percepções que licenciandos de um curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Paraná apresentam a respeito do desenvolvimento profissional docente. Para isso nos dedicamos a mapear quais eram as percepções deles sobre: o ensino; o conhecimento; o papel do professor em sala de aula; a prática educativa; as experiências proporcionadas ao longo da formação inicial. Os dados foram coletados por meio de um questionário e os procedimentos analíticos pautados na Análise de Conteúdo. Neste artigo trazemos os resultados da interpretação de cinco questões presentes em tal documento. Mediante o que os estudantes nos apresentaram pudemos evidenciar que: eles argumentam a partir de duas abordagens teóricas – a tradicionalista e a cognitivista – quando registram sobre "ensino" , "conhecimento" e "o papel do professor na sala de aula" . Ao abordarem sobre a "prática educativa" destacam o potencial da reflexão docente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática, complementando que no currículo acadêmico deveriam ser inseridas mais oportunidades de experiências vinculadas à realidade educacional.
Palavras-chave: Formação Inicial, Ciências Biológicas, Desenvolvimento profissional docente.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis, Vozes, 1998.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução í s teorias e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p.7-22, 2009.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
NÓVOA, Antônio. O regresso dos professores. Livro da conferência Desenvolvimento Profissional de Professores para a Qualidade e para a Equidade da Aprendizagem ao longo da Vida. Lisboa: Ministério da Educação, 2008.
OLIVEIRA, Isolina; SERRAZINA, Lourdes. A reflexão e o professor como investigador. In: GTI (Ed.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, p.29-42, 2002.
REFLETIR. In: HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Versão monousuário 3.0. Editora Objetiva, 2009.
ROLDíO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise: especificidades dos ensinos superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação, ano 11, v. 12, n. 13, 2005.
SCHEFFLER, Israel. A linguagem da educação. São Paulo: Saraiva, 1974.
SCHÖN, David Allan. Educating the reflective practioner. São Fransisco, CA: Jossey-
-Bass, 1987.
ZEICHNER, Kenneth M.; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 125, p.63-80, 2005.