Caracterizando as concepções de licenciandos de um curso de ciências biológicas sobre o desenvolvimento profissional docente

Authors

  • Fabiana Guerra Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Álvaro Lorencini Júnior Universidade Estadual de Londrina
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2341

Keywords:

Formação Inicial, Ciências Biológicas, Desenvolvimento profissional docente

Abstract

Com esta pesquisa qualitativa buscou-se caracterizar as percepções que licenciandos de um curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Paraná apresentam a respeito do desenvolvimento profissional docente. Para isso nos dedicamos a mapear quais eram as percepções deles sobre: o ensino; o conhecimento; o papel do professor em sala de aula; a prática educativa; as experiências proporcionadas ao longo da formação inicial. Os dados foram coletados por meio de um questionário e os procedimentos analí­ticos pautados na Análise de Conteúdo. Neste artigo trazemos os resultados da interpretação de cinco questões presentes em tal documento. Mediante o que os estudantes nos apresentaram pudemos evidenciar que: eles argumentam a partir de duas abordagens teóricas – a tradicionalista e a cognitivista – quando registram sobre "ensino" , "conhecimento" e "o papel do professor na sala de aula" . Ao abordarem sobre a "prática educativa" destacam o potencial da reflexão docente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática, complementando que no currí­culo acadêmico deveriam ser inseridas mais oportunidades de experiências vinculadas à realidade educacional.

Palavras-chave: Formação Inicial, Ciências Biológicas, Desenvolvimento profissional docente.

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Author Biographies

Fabiana Guerra Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Universidade Estadual de Londrina. Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380). Campus Universitário. Centro de Ciências Exatas – Secretaria de Pós-Graduação.

Londrina – PR. CEP: 86057-970. Com apoio da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior.

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP.

Universidade Estadual de Londrina. Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380). Campus Universitário. Departamento de Biologia Geral.

Londrina – PR. CEP: 86057-970.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina.

Londrina – PR. CEP: 86061-060. Com o apoio da Fundação Araucária.

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Published

2019-01-14