Pesquisas no programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG: discutindo enfoques epistemológicos

Autores/as

  • Ana Lucia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Elizabete Volkman Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1200

Resumen

O presente artigo procura analisar os enfoques epistemológicos expressos em quatorze teses defendidas entre os anos de 2014-2016 no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa –PPGE. Realizou-se uma pesquisa metanalí­tica, que visa analisar criticamente o conhecimento acadêmico/cientí­fico produzido. A abordagem da pesquisa é qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e se caracteriza como bibliográfica e documental. A análise dos dados fez uso da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O esquema Paradigmático de Gamboa (2007) e o Esquema Analí­tico de Mainardes (2013) serviram de base para compor o instrumento de coleta e análise das informações contidas nas Teses. Na análise das Teses foi possí­vel encontrar caracterí­sticas de seis enfoques epistemológicos: Materialismo Histórico Dialético; Estruturalismo; Teoria Crí­tica; Fenomenologia Hermenêutica; Teoria da Complexidade e o enfoque Pluralista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Lucia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Mestre (2005) e doutora (2011) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Departamento de Matemática e Estatí­stica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015). Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação í  Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Polí­ticas Educacionais, Formação de Professores, Práticas e Desenvolvimento Curricular, Ensino e Aprendizagem, Psicanálise e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Atualmente realiza Pós-Doutorado no exterior, na Universidade de Strathclyde, Reino Unido, com bolsa da Capes.

Elizabete Volkman, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Letras Português/Inglês (2005) e Pedagogia (2006) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (UNESPAR) da cidade de União da Vitória. Possui especialização em Psicopedagogia (2006) e especialização em Educação Infantil e Série Iniciais pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (UNESPAR). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE da Universidade Estadual de Ponta Grossa. integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO)- UEPG e do Grupo de Estudos e pesquisas em Polí­ticas Públicas e Formação de Professores GEPE- UEPG. Atualmente atua como Pedagoga no Colégio Estadual Bernardina Schleder na Cidade de União da Vitória-PR.

Citas

ADORNO, T. W. Sobre a lógica das ciências sociais. In: COHN, G. Theodor W. Adorno. São Paulo: ítica, 1986.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BACHELARD, G. A formação do espí­rito cientí­fico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro:Contraponto, 1996.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução í teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. Petrópolis: Vozes, 2003.

BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.C.; PASSERON, J.C. Ofí­cio de sociólogo: metodologia da pesquisa em sociologia. Petrópolis: Vozes, 2004.

CAVALCANTI, A.S. Olhares epistemológicos e a pesquisa educacional na formação de professores de ciências.Educação ePesquisa,São Paulo, v.40, n.4, p.983-998 out./dez. 2014.

GAMBOA, S. S. Epistemologia da Pesquisa em Educação. 2. ed. Campinas: Práxis, 1998.

______. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.

GATTI, B. Pesquisa em educação e formação de professores. In: ENS,R.T. BEHRENS, M.A. Formação do professor: profissionalidade, pesquisa e cultura escolar. Curitiba: Champagnat, 2010.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 2.ed. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1976.

LAROCCA, P.; ROSSO, A.; SOUZA, A. A formulação dos objetivos de pesquisa na Pós-Graduação em Educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasí­lia, v.1, n.1, p.118-133, jul. 2004.

MAINARDES, J. Análise epistemológica de polí­ticas educacionais: explorando as contribuições e as possibilidades da meta-análise. In: Simpósio Internacional: O Estado e as Polí­ticas Educacionais no tempo presente, 7, Anais... Uberlândia: UFU, 2013.

MASSON, G. As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre polí­ticas educacionais. IX Anped Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul. 2012.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5.ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

OLIVEIRA, I. A de. Epistemologia e educação: bases conceituais e racionalidades cientí­ficas e históricas. Petrópolis: Vozes, 2016.

REGNER, A.C.K.P. Feyerabend e o pluralismo metodológico. Epistème, Porto Alegre, v.1,n.2, p. 61-78, 1996.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, L.; DAMACENO, A.; MARTINS, M. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente.Congresso Nacional de Educação –EDUCERE. Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUC: PR. p. 4554-4566. 2009.

TAVARES, M.; SANTOS, B. S. Em torno de um novo paradigma socio epistemológico. Conversa com Boaventura de Sousa Santos. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 10, p. 131-137, 2007.

TELLO,G.; MAINARDES, J. Revisitando o enfoque das epistemologias da Polí­tica educacional.Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.10, n.1, p.153-178,jan./jun. 2015.

TRIVIÑOS, A. N. S. introdução í pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2007.

TRUJILLO, A. F. Metodologia da ciência.3. ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974.

Publicado

2017-08-09