Pesquisas no programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG: discutindo enfoques epistemológicos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1200Abstract
O presente artigo procura analisar os enfoques epistemológicos expressos em quatorze teses defendidas entre os anos de 2014-2016 no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa –PPGE. Realizou-se uma pesquisa metanalítica, que visa analisar criticamente o conhecimento acadêmico/científico produzido. A abordagem da pesquisa é qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e se caracteriza como bibliográfica e documental. A análise dos dados fez uso da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O esquema Paradigmático de Gamboa (2007) e o Esquema Analítico de Mainardes (2013) serviram de base para compor o instrumento de coleta e análise das informações contidas nas Teses. Na análise das Teses foi possível encontrar características de seis enfoques epistemológicos: Materialismo Histórico Dialético; Estruturalismo; Teoria Crítica; Fenomenologia Hermenêutica; Teoria da Complexidade e o enfoque Pluralista.
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