Intervir para quê? Design Universal e Tecnologias Inclusivas para Autistas: uma Revisão com Inteligência Artificial SciSpace e Elicit de 2020 a 2024
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10474Resumo
Resumo: O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto da educação inclusiva oportuniza ambientes de ensino acessíveis e personalizáveis a alunos com necessidades educacionais especiais, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e inclusive, alunos neuro típicos. O objetivo desse estudo é mapear a aplicação do Desenho Universal e de Tecnologias na produção de práticas inclusivas com ênfase em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com foco na utilização de ferramentas digitais e pedagógicas em bases de dados de Inteligência Artificial. A metodologia deste estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica integrativa conduzido em bases de dados com engenharia de inteligência artificial de relevância nacional e internacional. A pesquisa abrangeu estudos publicados dos últimos 5 anos, entre os anos de 2020 a 2024. As bases de dados adotadas foram SciSpace e Elicit. Os resultados e discussão sobre o DUA aliados as TICs centram-se nos três princípios do DUA: I) múltiplas formas de representação (acesso ao conteúdo); II) múltiplas formas de ação e expressão (demonstração do aprendizado) e III) múltiplas formas de engajamento (motivação e participação). Para tanto, este estudo evidencia o uso de estratégias pedagógicas significativas e aponta desafios na implementação prática, como infraestrutura e capacitação docente.
Palavras-chave: Inclusão Educacional, Personalização do ensino, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).