Intervir para quê? Design Universal e Tecnologias Inclusivas para Autistas: uma Revisão com Inteligência Artificial SciSpace e Elicit de 2020 a 2024

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10474

Resumen

Resumo: O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto da educação inclusiva oportuniza ambientes de ensino acessíveis e personalizáveis a alunos com necessidades educacionais especiais, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e inclusive, alunos neuro típicos. O objetivo desse estudo é mapear a aplicação do Desenho Universal e de Tecnologias na produção de práticas inclusivas com ênfase em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com foco na utilização de ferramentas digitais e pedagógicas em bases de dados de Inteligência Artificial. A metodologia deste estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica integrativa conduzido em bases de dados com engenharia de inteligência artificial de relevância nacional e internacional. A pesquisa abrangeu estudos publicados dos últimos 5 anos, entre os anos de 2020 a 2024. As bases de dados adotadas foram SciSpace e Elicit.  Os resultados e discussão sobre o DUA aliados as TICs centram-se nos três princípios do DUA: I) múltiplas formas de representação (acesso ao conteúdo); II) múltiplas formas de ação e expressão (demonstração do aprendizado) e III) múltiplas formas de engajamento (motivação e participação). Para tanto, este estudo evidencia o uso de estratégias pedagógicas significativas e aponta desafios na implementação prática, como infraestrutura e capacitação docente.

 Palavras-chave: Inclusão Educacional, Personalização do ensino, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Fonseca da Silva Araújo, SEEC- RN

Graduada em pedagogia (Faculdade Araguaia),Especialista em Atendimento Educacional Especializado(UNOPA),Especialista em Neuro psicopedagoga (UFRN), Docente em Educação Especial pela SEEC- RN

Cláudia Lilian Alves dos Santos, UESB, IFBA

DOUTORANDA em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA. MESTRA em zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus - BA. ESPECIALISTA em Docência de Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, Polo Brumado. GRADUADA em licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, DCH, Campus VI, Caetité BA. COORDENADORA da linha de pesquisa GPA - Grupo de produção acadêmica/IFBA cadastrada no CNPQ. Parecerista Ad-hoc da Revista Binacional Brasil - Argentina: diálogo entre as ciências - RBBA. Atual docente de Biologia do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Brumado. Atuou como Tutora na pós-graduação do curso de mídias da educação - UESB. Foi Docente Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Docente EBTT) e Magistério Superior do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Vitória da Conquista - BA (2018-2020), onde ministrou as disciplinas de Biologia geral, Ecologia Geral (nível médio-técnico integrado) e Microbiologia e Ecologia Aplicada (nível superior- Curso de Engenharia Ambiental). Docente (atual) de Biologia do Instituto Federal da Bahia, Campus Brumado. Mentora Acadêmica; Membro Academus e Programa de Produção Acadêmica (PPA) do Prof. Felipe Asensi; Membership do Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) e Conselho Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca). Organizadora do livro “Professor ser ativo”, Mídias digitais e Metodologias ativas: Dificuldades do ensino remoto x Reflexões da prática docente.

Experiência como Avaliadora de Projeto de extensão na área multidisciplinar e participação em Comissão de Avaliação dos Projetos de Extensão da PROEX pelo IFBA e parecerista de projetos de Iniciação científica PIBIC- CNPq/IF Baiano IFBaiano.  Orientação e supervisão de monitoras de ensino. Organizadora de livros sobre Metodologias Ativas, Agroecologia e Anais da Jornada de Produção Acadêmica.  

Também possui experiência na área de biologia geral, metodologia científica, engenharia ambiental, educação ambiental, zoologia, microbiologia, ecologia e etologia. Além de coordenação e atuação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Jailson Gomes da Silva, (UFRN) / SEEC-RN

Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (UFRN). Especialista em Ensino de Língua Espanhola( Universidade Cândido Mendes). Graduação em Letras Português-espanhol e respectivas literaturas (UNITINS). Docente de Língua Portuguesa da SEEC-RN.

Jean Mary Alves das Chagas, SEEC-RN e SMEC- João Câmara/RN

Especialista em Língua Portuguesa e Ensino pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Potiguar -RN.  Professor de Ensino Fundamental dos anos iniciais pela SEEC-RN e SMEC- João Câmara/RN. 

Bernardo José Mainardes Bayer, Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba

Metodologias Ativas de Aprendizagem, Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista, e Educação a Distância e Docência no Ensino Superior (Faculeste, Capanema/PR). Especialização Docente no Ensino da Matemática (UP, Curitiba/PR). Licenciado em Pedagogia (FAEL, Curitiba/PR).

Publicado

2025-12-03