Ensino de Física e Supercondutividade: Aplicações e Impactos Ambientais no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10063Resumen
Resumo: Este trabalho, vinculado ao projeto de extensão do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Física (GPECF) da UFPA busca aprimorar o ensino de Física no Ensino Médio ao incorporar a supercondutividade de forma acessível e interativa, destacando suas aplicações em questões ambientais. A fundamentação teórico-metodológica empregada neste trabalho baseou-se no estudo de caso, com abordagem quantitativa por meio de um estudo descritivo. A abordagem prática incluiu seminário, atividades experimentais e e-book para 70 alunos do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Raimundo Vera Cruz, localizada no município de Ananindeua-PA. Um pré e pós-questionário contendo 10 questões de múltipla escolha foram aplicados via Google Forms, coletando 70 respostas. Os resultados estatísticos do percentual de evolução dos alunos foram discutidos com base na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e dos recursos práticos utilizados nas aulas que evidenciam melhor entendimento de um conteúdo de física avançado e contemporâneo, como a supercondutividade e suas aplicações em questões ambientais, que não é abordado no Ensino Médio. Essa estratégia educativa não apenas ampliou o entendimento dos alunos sobre a supercondutividade, mas também os capacita a relacionar ciência e inovação com a preservação ambiental. Em suma, este trabalho contribui de forma eficaz para o ensino de Física ao despertar o interesse e a conscientização desses alunos sobre a importância de soluções científicas da supercondutividade para questões ambientais.
Palavras-chaves: Ensino de Física, Supercondutividade, Impactos Ambientais Positivos, Educação Prática.