Ensino de Física e Supercondutividade: Aplicações e Impactos Ambientais no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10063

Resumo

Resumo: Este trabalho, vinculado ao projeto de extensão do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Física (GPECF) da UFPA busca aprimorar o ensino de Física no Ensino Médio ao incorporar a supercondutividade de forma acessível e interativa, destacando suas aplicações em questões ambientais. A fundamentação teórico-metodológica empregada neste trabalho baseou-se no estudo de caso, com abordagem quantitativa por meio de um estudo descritivo. A abordagem prática incluiu seminário, atividades experimentais e e-book para 70 alunos do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Raimundo Vera Cruz, localizada no município de Ananindeua-PA. Um pré e pós-questionário contendo 10 questões de múltipla escolha foram aplicados via Google Forms, coletando 70 respostas. Os resultados estatísticos do percentual de evolução dos alunos foram discutidos com base na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e dos recursos práticos utilizados nas aulas que evidenciam melhor entendimento de um conteúdo de física avançado e contemporâneo, como a supercondutividade e suas aplicações em questões ambientais, que não é abordado no Ensino Médio. Essa estratégia educativa não apenas ampliou o entendimento dos alunos sobre a supercondutividade, mas também os capacita a relacionar ciência e inovação com a preservação ambiental. Em suma, este trabalho contribui de forma eficaz para o ensino de Física ao despertar o interesse e a conscientização desses alunos sobre a importância de soluções científicas da supercondutividade para questões ambientais.

Palavras-chaves: Ensino de Física, Supercondutividade, Impactos Ambientais Positivos, Educação Prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Cordeiro da Silva, UFPA

Graduando do Curso de Licenciatura em Física da FACFIS-CANAN-UFPA. Foi bolsista e professor residente de Física do Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFPA.

Andrew da Silva Favacho, UFPA

Graduando no curso de Licenciatura em Física da FACFIS-CANAN-UFPA.

João Pedro Alves Ferreira, UFPA

Graduando no curso de Engenharia de Energia da FAEE-CANAN-UFPA.

Alessandra Nascimento Braga, UFPA

Professora Adjunta, Nível III, Classe C, da FACFIS-CANAN-UFPA. Possui Doutorado (2016) e Mestrado (2013) em Física pelo PPGF-UFPA. Especialização em Psicologia da Educação e Aprendizagem pela Faculdade Conexão - Grupo Prominas (2023). Graduação em Licenciatura Plena em Física (2010) pela UFPA e Graduação em Licenciatura em Pedagogia (2024) pela Faculdade Única de Ipatinga. Tem 22 artigos publicados, 14 capítulos de livro e 1 livro na área de ensino e pesquisa em Física.

Carlos Alberto Brito da Silva Junior, UFPA

Bacharel (2000), Licenciado (2003) e Mestre (2006) em Física e Doutor em Engenharia Elétrica (2011) pela UFPA. Professor ASSOCIADO III da FACFIS-CANAN-UFPA, Professor Permanente do PPGCEM-CANAN-UFPA e do MNPEF-SBF-UFPA. Tem 58 artigos publicados, Índice-H = 9 na Web of Science e Scopus com 169 e 192 Citações. É Bolsista Produtividade em Física PQ-2 e Consultor Ad Hoc CNPq. 

Vicente Ferrer Pureza Aleixo, UFPA

Bacharel em Física (2005), mestre (2009) e doutor (2013) em Engenharia Elétrica (2013) pela UFPA. Atualmente é professor permanente Associado II da FACFIS-CANAN-UFPA. Tem 12 artigos publicados. 

Downloads

Publicado

2025-08-29