Climograma Lúdico: Proposta de Recurso Didático para o Ensino do Clima nas Aulas de Geografia

Authors

  • Vicente Pontes de Oliveira Neto Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Judite De Azevedo do Carmo Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Anderson Peretto Escola Estadual Coronel Antonio Paes de Barros

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.611

Keywords:

Ensino de Geografia, metodologia de ensino, práticas pedagógicas, PIBID

Abstract

O objetivo da Geografia escolar é contribuir para a formação do cidadão. Para tanto, se faz necessário considerar o aluno como sujeito do processo de ensino-aprendizagem, o saber cientí­fico precisa estar acessí­vel ao educando por meio de uma linguagem que ele entenda. Porém, a falta de conhecimento e insegurança dos professores em relação aos novos métodos de ensino, faz com que na atualidade ainda se encontre ações pedagógicas fundamentadas na Geografia tradicional, onde o professor proporciona um ensino baseado na mera transmissão de conteúdo. No ensino do clima é possí­vel identificar grandes dificuldades em tratá-lo de uma forma integrada ao cotidiano do estudante, bem como uma superficialidade em sua abordagem nos livros didáticos. Diante desta realidade, procurou-se por meio de revisão bibliográfica e observação do dia a dia de sala de aula em uma escola Estadual da cidade de Colider-MT, por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), apresentar o climograma lúdico como recurso didático para as aulas de geografia, por entender que este proporciona ao aluno transformar-se em protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vicente Pontes de Oliveira Neto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmico do curso de licenciatura em geografia da unemat, campus Colí­der, bolsita do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação í  Docência.

Judite De Azevedo do Carmo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduação, mestrado e doutorado em geografia pela UNESP-Rio Claro. Atualmente professora adjunto do curso de licenciatura em Geografia da UNEMAT-Colí­der.

Anderson Peretto, Escola Estadual Coronel Antonio Paes de Barros

Graduação em geografia pela UNEMAT-Cáceres e mestrado em Geografia pela UFMT.

References

AYOADE, J. O. Introdução í climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

BARBOSA, J. P. M.. Utilização de método de interpolação para análise e espacialização de dados climáticos: o SIG como ferramenta. Caminhos de Geografia Vol.9, n. 17, 2006, p. 85 – 96. Disponí­vel em <http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/15274/8575>. Acesso em: 15.jun.2015.

CALLAI, H. C. Estudar o Lugar para compreender o Mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KARECHER, N. A. (Orgs.). Ensino de Geografia- práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Editora Mediação, 2006.

CAVALCANTI, L. S. Ensinar Geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crí­tico. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, 2011, p. 193-203. Disponí­vel em: <http://anpege.org.br/revista/ojs-2.2.2/index.php/anpege08/article/viewFile/157/RAE16>. Acesso em: 15.maio.2013.

CHRISTOPHERSON, R. W. Geossitemas uma introdução í geografia

fí­sica. Porto alegre: Bookman, 2012.

FIALHO, E. S. Climatologia: ensino e emprego de geotecnologias. Revista brasileira de climatologia. Curitiba-Paraná, 13, 2013. p. 32 - 33.

LIMA, R. P. S. Utilização de meios áudio visuais no ensino de geografia: .uma abordagem nos estudos de climatologia. Só Pedagogia. Disponí­vel em: . Acesso: 15.fev.2014

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: oficina de textos, 2007.

MIRANDA, S. L. O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de Geografia: contribuição para uma Geografia escolar crí­tica. 2005. 162f. Tese (Doutorado em Geografia) -Instituto de Geociência e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista – UNESP , Rio Claro, 2005.

OLIVEIRA, L. A. M.; SILVA, M. F. P. Prática de Ensino no Ensino Médio: clima e cotidiano do aluno. In: Encontro nacional de Prática do ensino de geografia. Porto Alegre. 2009.

PEREIRA GARRIDO, M. La espesura del lugar: reflexiones sobre el espacio em el mundo educativo. Santiago de Chile: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2009.

PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Tradução: Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.

STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Published

2015-12-18