A educação profissional técnica de ní­vel médio na área da saúde no estado de São Paulo: algumas reflexões sobre as modalidades de oferta

Authors

  • Adriana Katia Corrêa Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • André Elias Fidelis Feitosa Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - Aposentada
  • Maria José Clapis Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.1.4411

Abstract

A educação profissional técnica de ní­vel médio (EPTNM) é marcante na área da saúde, dado o contingente de trabalhadores técnicos. O objetivo deste estudo é caracterizar e analisar a EPTNM na área da saúde, considerando as modalidades de oferta no estado de São Paulo, de 2010 a 2015. Trata-se de estudo longitudinal, retrospectivo, fundamentado na perspectiva histórico-dialética, incluindo 24 cursos do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira (INEP) - MEC, de 2010 a 2015. Foi constatada a predominância da oferta e de matrí­culas na modalidade subsequente, tanto na esfera pública como na privada, com predomí­nio nessa última. A oferta de cursos na modalidade integrada ampliou na esfera pública. Apesar de a modalidade subsequente ser predominante tanto no estado de São Paulo como no Brasil, a proporção da sua oferta foi sempre maior no referido estado. Esse panorama precisa ser compreendido na sua relação com a formação integrada em perspectiva emancipadora e a formação focada no mercado, na especificidade da área da saúde, e no cenário das polí­ticas educacionais pautadas nos ditames neoliberais.

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Author Biographies

Adriana Katia Corrêa, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Doutora em Enfermagem pela USP e Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP – SP

André Elias Fidelis Feitosa, Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente do Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz – RJ. Doutor em Educação pela UFF

Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - Aposentada

Professora Aposentada EERP/USP. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo

Maria José Clapis, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Professora Sênior da EERP/USP. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo

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Published

2022-04-21