História da transformação da natureza e o debate sobre Educação Ambiental nas últimas décadas do século XX e início do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2294Abstract
Refletir sobre Educação Ambiental (EA) sem relacioná-la às transformações sociais referentes a cada período histórico é algo inevitável. A trajetória da transformação da natureza até a consolidação da Educação Ambiental na década de 1970 é marcada pela visão estritamente ecológica e pela necessidade de incorporação das múltiplas vertentes ao qual a temática ambiental abrange. Há uma necessidade evidente de quebra de paradigmas no que se refere ao modo como a Educação Ambiental é trabalhada no espaço escolar, e como deveria ser abordada levando-se em consideração toda a complexidade que a envolve. A história nos mostra o quanto a consolidação da EA é permeada por avanços e retrocessos, desde a participação dos movimentos sociais para sua efetivação a partir da década de 1980 e também pela sua inserção nos documentos norteadores da educação como a Constituição Federal de 1988, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Educacionais do Estado do Paraná que orientam para um trabalho com as questões ambientais voltadas para a formação cidadã dos indivíduos, de modo que este consiga inserir-se e atuar criticamente no ambiente que o cerca. Assim, este trabalho tem como objetivo contextualizar o período em que a Educação Ambiental se tornou tema para um debate mais intenso, mediante a realização de uma breve revisão da literatura sobre a história da transformação da natureza e o debate sobre Educação Ambiental nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, indicando os principais pontos de discussão nesta área.
Palavras-chave: História, Consolidação, Educação Ambiental.
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