Climograma Lúdico: Proposta de Recurso Didático para o Ensino do Clima nas Aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.611Palavras-chave:
Ensino de Geografia, metodologia de ensino, práticas pedagógicas, PIBIDResumo
O objetivo da Geografia escolar é contribuir para a formação do cidadão. Para tanto, se faz necessário considerar o aluno como sujeito do processo de ensino-aprendizagem, o saber científico precisa estar acessível ao educando por meio de uma linguagem que ele entenda. Porém, a falta de conhecimento e insegurança dos professores em relação aos novos métodos de ensino, faz com que na atualidade ainda se encontre ações pedagógicas fundamentadas na Geografia tradicional, onde o professor proporciona um ensino baseado na mera transmissão de conteúdo. No ensino do clima é possível identificar grandes dificuldades em tratá-lo de uma forma integrada ao cotidiano do estudante, bem como uma superficialidade em sua abordagem nos livros didáticos. Diante desta realidade, procurou-se por meio de revisão bibliográfica e observação do dia a dia de sala de aula em uma escola Estadual da cidade de Colider-MT, por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), apresentar o climograma lúdico como recurso didático para as aulas de geografia, por entender que este proporciona ao aluno transformar-se em protagonista do processo de ensino-aprendizagem.Downloads
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