Pesquisas no programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG: discutindo enfoques epistemológicos

Autores

  • Ana Lucia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Elizabete Volkman Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1200

Resumo

O presente artigo procura analisar os enfoques epistemológicos expressos em quatorze teses defendidas entre os anos de 2014-2016 no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa –PPGE. Realizou-se uma pesquisa metanalí­tica, que visa analisar criticamente o conhecimento acadêmico/cientí­fico produzido. A abordagem da pesquisa é qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e se caracteriza como bibliográfica e documental. A análise dos dados fez uso da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O esquema Paradigmático de Gamboa (2007) e o Esquema Analí­tico de Mainardes (2013) serviram de base para compor o instrumento de coleta e análise das informações contidas nas Teses. Na análise das Teses foi possí­vel encontrar caracterí­sticas de seis enfoques epistemológicos: Materialismo Histórico Dialético; Estruturalismo; Teoria Crí­tica; Fenomenologia Hermenêutica; Teoria da Complexidade e o enfoque Pluralista.

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Biografia do Autor

Ana Lucia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Mestre (2005) e doutora (2011) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Departamento de Matemática e Estatí­stica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015). Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação í  Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Polí­ticas Educacionais, Formação de Professores, Práticas e Desenvolvimento Curricular, Ensino e Aprendizagem, Psicanálise e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Atualmente realiza Pós-Doutorado no exterior, na Universidade de Strathclyde, Reino Unido, com bolsa da Capes.

Elizabete Volkman, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Letras Português/Inglês (2005) e Pedagogia (2006) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (UNESPAR) da cidade de União da Vitória. Possui especialização em Psicopedagogia (2006) e especialização em Educação Infantil e Série Iniciais pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (UNESPAR). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE da Universidade Estadual de Ponta Grossa. integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO)- UEPG e do Grupo de Estudos e pesquisas em Polí­ticas Públicas e Formação de Professores GEPE- UEPG. Atualmente atua como Pedagoga no Colégio Estadual Bernardina Schleder na Cidade de União da Vitória-PR.

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Publicado

2017-08-09