A Negociação de Gênero da compositora Kaija Saariaho na Finlândia: a Mulher Compositora como Sujeito Nômade

Autores

  • Pirkko Moisala Helsinki University
  • Camila Durães Zerbinatti Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.886

Resumo

Este texto é a minha interpretação da negociação de gênero da compositora finlandesa Kaija Saariaho na Finlândia. Eu demonstro, através da análise da recepção pública de Saariaho e de suas experiências, como acontecem a negociação de gênero da identidade de gênero e o aparecimento de uma mulher compositora, como processos contí­nuos, entre as esferas da alteridade convencional (a categoria socialmente construí­da de mulheres compositoras) e as experiências da vida real. A análise é feita através das lentes teóricas oferecidas por DE LAURETIS (1988), CITRON (1993), FOUCAULT (1984) e pela epistemologia das transições nômades de BRAIDOTTI (1991, 1994). Reivindico que Saariaho negociou seu gênero não "dentro" do sistema dominado pelos homens, mas "com" ele, definindo uma nova posição de gênero de sujeito: a posição de sujeito nômade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pirkko Moisala, Helsinki University

Pirkko Moisala é professora titular do Departamento de Filosofia, História, Cultura e Estudos de Arte da Universidade de Helsinki, Finlândia. Dirige o projeto de pesquisa "Pesquisa Deleuziana em Música", baseado na filosofia de Deleuze e Guattari e investiga novos referenciais teórico-metodológicos para a pesquisa em música. Teve projetos de pesquisa financiados pela Academia da Finlândia e pela Sociedade de Literatura Sueca na Finlândia. É autora, coautora e editora de importantes livros da área de gênero e música como Music and Gender, Gender and Qualitative Methods, Kaija Saariaho e Musiikin toinen sukupuoli (O Outro Sexo da Música).

Camila Durães Zerbinatti, Universidade do Estado de Santa Catarina

Camila Durães Zerbinatti é violoncelista e pesquisadora, mestra em Musicologia-Etnomusicologia pela UDESC com a dissertação Sept Papillons, de Kaija Saariaho: análise musical e aspectos da performance, pós-graduada em Práticas Interpretativas dos Séculos XX e XXI com ênfase em violoncelo e música de câmara pela UFRN e graduada em Educação Musical pela USP. Desenvolve pesquisas nas áreas de performance do violoncelo e análise de música contemporânea; gênero, feminismos e música.

Downloads

Publicado

31.12.2015

Como Citar

Moisala, P., & Zerbinatti, C. D. (2015). A Negociação de Gênero da compositora Kaija Saariaho na Finlândia: a Mulher Compositora como Sujeito Nômade. Revista Vórtex, 3(2), 1–24. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.886

Edição

Seção

Artigos | "Música e Gênero"