Desenvolvimento e Construção do Sistema de Baquetas para Pequenos Instrumentos Suspensos - SIBAPIS2020

Autores

  • Fernando Chaib Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ronan Gil Instituto Federal de Goiás
  • Charles Augusto Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leandro Silva
  • Tiago Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.12

Palavras-chave:

Inovação Tecnológica, Pequenos Instrumentos de Percussão, Percussão Múltipla, Protótipo, SIBAPIS2020

Resumo

Observando obras diversas referente ao repertório percussivo (quer seja a solo, de câmara ou até mesmo sinfônica) percebemos que, em muitos casos, a impossibilidade de troca de baquetas em certos trechos musicais que envolvem montagens de percussão múltipla compromete a sonoridade de determinados instrumentos. Ao realizarmos um estudo sobre patentes e marcas registradas a respeito de sistemas de baquetas que permitem tocar pequenos instrumentos suspensos sem a necessidade de segurar os instrumentos e suas baquetas especí­ficas, foi possí­vel vislumbrarmos melhorias e ideias inovadoras para esse tipo de performance. Utilizando softwares licenciados para projetos em 3D, desenvolvemos e construí­mos o Sistema de Baquetas para Pequenos Instrumentos Suspensos - SIBAPIS2020. Tratando-se de um sistema com funcionalidades melhoradas e ampliadas em relação ao já existente no mercado, pretendemos contribuir para o melhoramento da performance percussiva, particularmente no contexto de pequenos instrumentos inseridos em montagens de percussão múltipla.

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Biografia do Autor

Fernando Chaib, Universidade Federal de Minas Gerais

Fernando Chaib <www.fernandochaib.com> atua como performer em diversos paiÌses como Alemanha, AÌustria, ItaÌlia, Portugal, Espanha, EUA, Uruguai, Chile, Venezuela, Brasil, China e Taiwan. Bacharel em Percussão pela UNESP, realizou Mestrado e Doutorado na Universidade de Aveiro (Portugal). Possui preÌ‚mios como solista e cameriÌsta em Portugal, ItaÌlia e Brasil. Vem apresentando e publicando trabalhos cientiÌficos em eventos no Brasil, Portugal, Argentina, Uruguai e CanadaÌ e em perioÌdicos indexados. EÌ professor de percussão da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação e PoÌs-Graduação dessa universidade. Atualmente dirige o Grupo de Percussão da UFMG, o coletivo percussivo ¿Silencie? além de ser Editor-chefe da Per Musi Revista Acadêmica de Música. ORCID http://orcid.org/0000-0001-9606-6335

Ronan Gil, Instituto Federal de Goiás

Ronan Gil www.ronangil.com é Mestre em Composition et Interprétation Musicale pela Université de Strasbourg (França). Possui Especialização em teclados de percussão pelo Conservatoire de Strasbourg (onde foi professor), estudando com Emmanuel Sejourné. É Bacharel em Percussão pela UNESP, recebendo o Prêmio de Excelência em Pesquisa. Trabalhou com Tom Mays, Antoine Spindler, Yves Kayser e Philippe Aubry. Fundou e integrou grupos como: Babel Trio, DUALpha, Ensemble Vertebrae Accroche Note, Texture Ensemble da Milano. Realiza estreias absolutas e primeiras audições nos continentes americano e europeu. Sua discografia inclui gravações com variadas formações. É professor de percussão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Atualmente cursa o Doutorado pela Universität Basel e Hochschule für Musik Basel no programa Kooperationprojekt Musikwissen. ORCID https://orcid.org/0000-0001-7492-3818

Charles Augusto, Universidade Federal de Ouro Preto

Charles Augusto é Mestre em música pela UFMG e graduado pela UNESP. É professor de percussão e percepção musical da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) além de diretor artí­stico do Grupo de Percussão da UFOP. Atualmente direciona seus principais trabalhos para performances de música e tecnologia. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4707-9628

Leandro Silva

Leandro César www.leandrocesar.art é músico, construtor de instrumentos e esculturas sonoras. Vem se aprofundando no trabalho de invenção e criação de instrumentos permeando a canção até a música contemporânea e experimental. Trabalhou com o grupo UAKTI na manutenção de instrumentos, em turnês como técnico excursionando por todo Brasil, EUA e diversos paí­ses da Europa. Como compositor e arranjador tem seu trabalho registrado em diversos shows e discos de Irene Bertachini, Urucum, Diapasão, Coletivo ANA, Rafael Dutra, Makely Ka, Ilumiara e outros. Trabalhou ao lado de Benjamim Taubkin, Marco Antônio Guimarães, Tom Zé, Marco Scarassatti, Lí­vio Tragtenberg, Mauro Rodrigues, Décio Ramos, Titane, Ná Ozzetti, Déa Trancoso, Rafael Martini, Alexandre Andrés e Felipe José. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2875-8329

Tiago Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Tiago Silva é graduando do curso de Design da UFMG, vem trabalhando como bolsista PIBIC sob orientação do prof. Fernando Chaib. Possui artigos e resumos publicados em congressos nacionais.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6457-9758

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Publicado

15.12.2021

Como Citar

Chaib, F., Gil, R., Augusto, C., Silva, L., & Silva, T. (2021). Desenvolvimento e Construção do Sistema de Baquetas para Pequenos Instrumentos Suspensos - SIBAPIS2020. Revista Vórtex, 9(3), 12. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.12

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