Técnicas Estendidas e Transcriação no Estudo No 1 para violão de R. Coelho de Souza
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https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.39Palavras-chave:
técnicas estendidas, transcriação, intersemiose, obra aberta, concerto-confronto, música de vanguardaResumo
Este artigo procura demonstrar algumas conexões da poética do Estudo No1 para violão e narrador (1977) com o movimento da vanguarda paulista. A influência da poesia concreta se evidencia na transformação de um texto de Guimarães Rosa em diagrama fonético sem semântica clara. Outro aspecto abordado é o papel de H. J. Koellreutter na propagação de ideias experimentais, além do serialismo, especialmente as técnicas estendidas instrumentais. A utilização de processos de "transcriação intersemiótica" entre um texto verbal abstrato e o discurso musical remete a propostas de Haroldo de Campos e Júlio Plaza. Uma das inovações da peça é o mapeamento entre inflexões da leitura dramática, na tradição do melodrama, com inflexões do discurso musical vanguardista. Finalmente, o uso de referências distorcidas de materiais folclóricos brasileiros fez uma aproximação conceitual com a literatura de G. Rosa, abrindo portas para que obras experimentais do grupo paulista utilizassem esse tipo de material.Downloads
Referências
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