Uma proposta de sistematização de notação percussiva para o violão

Amanda Carpenedo, Helena Marinho

Resumo


As práticas do violão percussivo vêm ganhando cada vez mais espaço nas pesquisas e nas práticas musicais. Todavia, os registros escritos e a ausência de sistematização das terminologias e representações dos recursos percussivos apresentam fragilidades. O presente trabalho, a partir de pesquisas bibliográficas e levantamento e análise de dez peças com recursos percussivos, propõe um sistema de notação percussiva para violão de forma estruturada e com aplicação prática. Os resultados obtidos apontam para a viabilidade e o fácil entendimento deste sistema de notação, tanto para violonistas quanto para compositores e arranjadores que quiserem incorporá-lo em seus trabalhos.

Palavras-chave


Notação musical; Violão percussivo; Performance musical

Texto completo:

PDF

Referências


BARBA, Fernando, & BARBATUQUES, Núcleo Educacional. O corpo do som: experiências do Barbatuques. Música na educação básica, Brasília, 5, 5, 39–49, 2013.

BELLINATI, Paulo. Jongo. San Francisco: Guitar Solo Publication, 1993. (Partitura), 12. Violão.

BOLÃO, Oscar. O batuque é privilégio: A percussão na música do Rio de Janeiro para músicos, arranjadores e compositores. São Paulo: Irmãos Vitale, 2010.

CARPENEDO, Amanda. A elaboração de arranjos para violão solo utilizando recursos percussivos. 2020. Dissertação de Mestrado em Música. Universidade de Aveiro, Aveiro, 2020.

COLARES, Ari, & PAIVA, Rodrigo Gudin. Percussão básico 1, turma a. São Paulo: Associação Amigos do Projeto Guri, 2016.

COLOMBO, Thiago. La toqueteada. [s.l.]: Edição do autor, 2017. (partitura), 6. Violão.

DUFOUR. Antoine. These moments. [s.l.] Edição do autor, 2011. (partitura), 11. Violão.

DYENS, Roland. Night & day: 10 jazz arrangements for solo guitar. San Francisco: Guitar Solo Publication, 2005. (partitura), 11. Violão.

FERNANDES, Stanley. Analysis of percussive resources in 5 reference works of the contemporary solo concert guitar literature. [s.l.]: Manuscrito do autor. 2016.

GOMM, Jon. Passionflower. Yorkshire: Edição do autor, 2011. (partitura), 11. Violão

INDA, Amilcar Rodrigues. Varias posibilidades sonoras de la guitarra en la musica contemporanea. Florida: Efecé, 1984.

JOSEL, Seth. F., & TSAO, Ming. The techniques of guitar playing. Kassel: Bärenreiter, 2014.

KAMPELA, Arthur. Danças percussivas. [s.l.]: Edição do autor, 1995. (partitura), 43. Violão.

KRIEGER, Edino. Ritmata. Paris: Éditions Max Eschig, 1975. (partitura), 5. Violão

LUNN, Robert Allan. Extended techniques for the classical guitar: A guide for composer. 2010. Tese (Doutorado) Ohio: Ohio State University, 2010.

OLIVEIRA, Cristiano Braga de. A técnica violonística em expansão: Revisão histórica e uma proposta de categorização. 2020. Tese (Doutorado, Performance Musical). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2020.

PASIECZNY, Marek. Bossa. Kraków: wydaenictwo Euterpe, 2005. (partitura), 2. Violão.

RAUSCHER, Tobias. Fingerstyle guitar secrets. [s.l.]: Edição do autor, 2017. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2020.

REED, Preston. Ladies night (transcrito por MUCKALA,Bruce.W.). [s.l.] Suite Hoodeet Music (ASCAP), 1995. (Partitura). 20. Violão.

RIVERA, Miguel. The percussive acoustic guitar method: Volume 1. [s.l.]: Edição do autor, 2018. ROCCA, Edgard. Ritmos brasileiros e seus instrumentos de percussão. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música,1986.

SOUSA, Kestern Hanah de, & FERNANDES, Stanley Levi Nazareno. O violão percussivo: Levantamento, catalogação, classificação e sistematização de recursos instrumentais. Anais do 1º Simpósio Internacional de Violão: O violão na América Latina: Diálogos, tendências, perspectivas. Belo Horizonte, 1, 55–69, 2018.

TABORDA, Marcia Ermelindo. Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro, 1830-1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

TELLES, Mariano. Vanera para bailar solito. Porto Alegre: Edição do autor, 2017. (partitura), 8. Violão.

VERBEL, Mauricio Arredondo. Técnicas para el uso de efectos percutidos en la guitarra acústica aplicados a 3 ritmos de la música tradicional del litoral atlántico colombiano (fandango, chalupa y bullerengue) evidenciados en tres composiciones para dúo de guitarras. 2019. Dissertação (Mestrado). Universidad EAFIT, Medellín, 2019.

WOODS, Chris. Percussive acoustic guitar. Victoria: Hal Leonard, 2013.

ZANIN, Fabiano Carlos. Aspectos gerais da música flamenca. 2005. Dissertação (Mestrado, Musicologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


© 2021 Revista Vórtex | Vortex Music Journal