A Fuga da Donzela: Relações entre Mulheres, Violão e Discurso na Cultura Brasileira
Visualizações: 308DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.30Palavras-chave:
Mulheres violonistas, Corpo feminino e violão, Violão na Literatura Brasileira, Representação, imagem e culturaResumo
Este artigo discute as associações entre a mulher e o violão a partir do discurso literário brasileiro, estabelecendo também um diálogo com o contexto cultural e a própria história do instrumento. Para isso, pesquisamos textos que abarcassem as interseções entre as mulheres e o violão, tanto sob a perspectiva da autoria feminina, quanto da escrita masculina. Percebemos, através das análises que, se por um lado, o violão revela a inquietude, a violação, e o desejo libertário da voz feminina; por outro, evidencia a reiteração de estereótipos vinculados ao espelhamento entre o corpo da mulher e o instrumento. Observamos também que, além da escassez de registros do violão em mãos femininas, prevalece um discurso que reforça o imaginário masculino, assim como não contempla a importância das mulheres violonistas ao longo da trajetória do instrumento.Downloads
Referências
ALVES, Castro. Espumas Flutuantes. Apresentação e notas José de Paula Ramos Júnior; ilustrações Moa Simplício. 5. ed. Cotia (SP): Ateliê editorial, 2005.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Boitempo & A falta que ama. Rio de Janeiro: Sabiá, 1968.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Imagens de flautinha. Ou isto ou aquilo. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 10 jul. 1964.
ARAÚJO, Jorge de Souza. Do penhor í pena: estudos do mito de Don Juan, desdobramentos e equivalências. Salvador: Editus, 2005. 484p.
CARVALHO, Dalila Vasconcellos de. O GeÌ‚nero da MuÌsica: A construção social da vocação. São Paulo, Alameda, 2012.
CASTAGNA, Paulo; ANTUNES, Gilson. 1916: o violão brasileiro já é uma arte. Cultura Vozes, São Paulo, ano 88, v. 88, n.1, p. 37-51, jan./fev. 1994.
CORREIA, Raimundo. Versos e versões. Rio de Janeiro : Typ. e Lith. Moreira Maximino & C 1887. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5032. Acesso em: 06 jun. 2019.
COSTA, Sueli; PINHEIRO, Paulo César. Violão. In: GUEDES, Fátima. Pra bom entendedor. Rio de Janeiro: Velas, 1993. (CD)
GARCIA, Cláudia A. Amores, volúpias e memórias: um retrato do violão na poesia brasileira. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Letras. 280f. 2019.
LORD, Lúcio José Dutra, Desigualdade de gênero e literatura brasileira: um olhar a partir da Sociologia. Revista Entrelaces, v. 1, nº 14, Out.-Dez, 2018.
MATOS, Gregório de. Obra Poética. Rio de Janeiro: Editora Record, 1992. Disponível em: <http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=36506>. Acesso em: 1º mar. 2019.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Fernando Correia Dias. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira; FNDE/MEC, 1990. Disponível em: <https://www.revistaprosaversoearte.com/cecilia-meireles-poesia-para-criancas/>. Acesso em: 15 out. 2017.
MORAES, Vinicius de. Para viver um grande amor (crônicas e poemas). Rio de Janeiro: Editora do Autor,1962.
PISTORESI, Aristodemo; PISTORESI, Francisco; SOARES, Oswaldo; DAUMERIE, Yonne. O violão em S. Paulo. O violão, Rio de Janeiro, ano 1, n. 2, 1929.
PORTO, Patrícia Pereira; NOGUEIRA, Isabel Porto. Imagem e representação em mulheres violonistas: algumas reflexões sobre Josefina Robledo. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇíO EM MÚSICA (ANPPOM), XVII, São Paulo, Anais... 2007. p. 1-12.
ROSA, Laila; NOGUEIRA, Isabel. O que nos move, o que nos dobra, o que nos instiga: notas sobre epistemologias feministas, processos criativos, educação e possibilidades transgressoras em música. Revista Vórtex, Curitiba, v.3, n.2, 2015, p.25-56
SCOTT, Joan. Gènero y História. México: FCE, Universidad Autonoma de la Ciudad de México,2008.
TABORDA, Marcia Ermelindo. Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro 1830/1930. 2004. 228f. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
TEDESCHI, Losandro Antonio. Alguns apontamentos sobre história oral, gênero e história
das mulheres. Dourados-MS: UFGD, 2014.
TEDESCHI, Losandro Antonio. Os lugares da História Oral e da Memória nos Estudos de Gênero. OPSIS, Catalão, v. 15, n. 2, p. 330-343, 2015
TINHORíO, José Ramos. As origens da canção urbana. São Paulo: Editora 34, 2011.
VIOLíO E MESTRES N. 5, São Paulo: Violões Giannini S/A,1964. p. 23
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cláudia Araújo Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.