Interferências nas Práticas Performáticas Musicais: Gatilhos e Minimização por Meio de Técnicas de Yoga

Helder Tomas Pinheiro

Resumo


O potencial de uma performance musical pode ser significativamente prejudicado caso o(a) performer se distraia com interferências - externas ou internas - que possam surgir no decorrer de sua realização. Desta forma, o objetivo do presente estudo é de compreender os gatilhos de tais interferências, além de buscar teorias e práticas que possam contribuir para minimizá-las. Para isso, observamos a realização de duas performances musicais e o como os artistas lidaram com as interferências externas que surgiram. No que tange às interferências internas, nos embasamos na teoria do Espectro da Consciência formulada por Ken Wilber (1995) e aplicada no âmbito da performance musical por Abel Moraes (2000) para compreender como elas se desencadeiam. Para finalizar, verificou-se que a prática de pranayama, técnica advinda do Yoga, se mostra como uma possível ferramenta na colaboração à minimização das interferências internas no âmbito psicológico.

Palavras-chave


Performance Musical; Atenção; Interferências na Performance Musical; Presença; Níveis de Consciência

Texto completo:

PDF

Referências


ASSAD, Sérgio. Depoimento publicado em 22 de agosto de 2011. Disponível em: ˂http://www.violao.org/topic/11924-adolfina-raitzin-de-tavora-dona-monina/page-3˃ topic/11924-adolfina-raitzin-de-tavora-dona-monina/page-3˃ Último acesso em 29/05/2017.

BARROS, Luís Cláudio. A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

BASTOS, Maria Clara. O estado de presença na performance musical: aplicação na experiência do contrabaixista. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2019.

BELLINATI, Paulo. The Guitar Works of Garoto. Vol. 1 e 2, GSP, San Francisco, USA,1991.

CHAFIN, R.; IMREH, G.; CRAWFORD, M. Practicing perfection: memory and piano performance. Mahwah. NJ: Erlbaum, 2002.

CAVALARI, Thais Adriana. Yoga: Caminho do Sagrado. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

GREEN, Barry. The Inner Game of Music. London: Pan Books, 1986.

HERMÓGENES. José. Auto Perfeição com Hatha Yoga: Um clássico sobre saúde e qualidade de vida. 64°. Rio de Janeiro: Ed. Best Seller, 2019.

LIMA, Sonia Albano de; APRO, Flávio; MÁRCIO Carvalho. Performance, prática e Interpretação Musical: significados e abrangências. In: LIMA, Sonia Albano de (Org.) Performance e Interpretação Musical: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa editora e Faculdade Carlos Gomes, 2006. 11-37

MADEIRA, Bruno; SCARDUELLI, Fabio. Ampliação da técnica violonística de mão esquerda: em estudo sobre a pestana. Per Musi, Belo Horizonte, n. 27, p. 182-188, jan/jun 2013.

MEHTA, Rohit. Yoga: A arte da Integração. 2° Ed. Brasília – D: Ed. Teosófica, 2012.

MORAES, Abel. A unidade da consciência e a consciência da unidade nas performances musicais. Per Musi, Belo Horizonte, n. 2, p. 30 - 49, jul./dez. 2000.

MORAIS, Luciano. Interpretação musical como hermenêutica da música: um ensaio sobre performance. Tese (Doutorado em Artes). Departamento de Música, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2014.

MORAIS, Luciano César. Sérgio Abreu: Sua Herança Histórica, Poética e Contribuição Musical Através de Suas Transcrições para Violão. Dissertação de Mestrado, São Paulo. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2007.

PINHEIRO, Helder Tomas. A construção da performance musical em duo de violões. Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

PINTO, Henrique. Violão: um olhar pedagógico. São Paulo: Ricordi, 2005.

WILBER, Ken. O Espectro da consciência. 2°. Ed. São Paulo: Cultrix, 1995.

WILDHAGEN, Joana Pinto. Corpo, gesto e meditação: práticas de aperfeiçoamento na pedagogia do artista cênico. Tese (Doutorado em Artes da Cena). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


© 2021 Revista Vórtex | Vortex Music Journal